9.2.11

Osteoporose o que é

A osteoporose é o tipo mais comum de doenças ósseas e atinge mais mulheres do que homens.

Estima-se que cerca de 1 em cada 5 mulheres americanas com idade superior a 50 anos têm osteoporose. Cerca de metade das mulheres com mais de 50 anos terá uma fratura do quadril, punho ou vértebras.


Osteoporose, o que é?

A osteoporose ocorre quando o corpo não tem 'matéria-prima' suficiente para formar um novo osso ou manter o osso com seu aspecto saudável (já que o osso é um tecido vivo e constantemente renovado), quando muito o osso velho é reabsorvida pelo organismo, ou ambos.

O cálcio e o fosfato são dois minerais essenciais para a formação óssea normal. Durante a juventude, o seu organismo utiliza esses minerais para produzir ossos. Se você não ingerir bastante cálcio, ou se seu corpo não absorve cálcio suficiente na dieta, a produção de tecidos do osso e do osso pode ser prejudicada.

À medida que a idade avança o cálcio e fosfato podem ser reabsorvidos pelo organismo a partir dos ossos (isto ocorre porque o nosso corpo utiliza o cálcio para inúmeras funções então ele "rouba" cálcio dos ossos para usar em lugares que julga mais importante), o que torna os tecidos ósseos mais fracos. Isso pode resultar ossos frágeis, que são mais propensas a fraturas, mesmo sem ferimentos ou quedas.

As pessoas que nunca tomam sol também são mais propensas a desenvolver osteoporose, já que seu corpo é pobre em vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Geralmente, a perda ocorre de forma gradual ao longo dos anos. Muitas vezes, a pessoa terá uma fratura antes de se tornar ciente de que a doença está presente. No momento em que a fratura ocorre, a doença está em seus estágios avançados e os danos são graves.

OSTEOPENIA
A osteopenia é uma doença precursora (vem antes) da osteoporose. A osteopenia é a desmineralização do osso, onde ocorre perda dos minerais cálcio e fósforo. A osteopenia é detectada com o exame densitometria óssea. A osteopenia é como um aviso de que a osteoporose vai chegar. Se não for tratada a pessoa poderá ter futuramente a osteoporose.

Veja Todas as causas da osteoporose aqui.

Texto baseado em: Health/NY Times

Mais artigos sobre osteoporose:
Causas da osteoporose
Potássio previne osteoporose.
Cerveja combate a osteoporose
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner