Publicidade

11.10.14

Alimentos para aumentar a imunidade

Ads
Neste artigo vou relacionar vários Alimentos para aumentar a imunidade e destrinchar cada um deles e sua ação importante para nosso organismo conseguir combater os 'intrusos'.

Atenção! É importante deixar claro que, muitos desses alimentos ainda não tiveram sua eficácia cientificamente comprovada para aumentar a imunidade, mas eles são observados empiricamente e, sendo assim, se não valerem pelo efeito, o farão pelo paladar e pela nutrição. Boa leitura!

Já 'falei' neste post sobre como fortalecer a imunidade. Mas, com a chegada do outono e com ele o aumento dos pólens das flores dispersos no ar, do clima inconstante e da aproximação do inverno sabemos que precisamos aumentar o sistema imunológico, não é mesmo? Então, decidi escrever outro artigo a respeito do mesmo assunto.


Desculpe a franqueza mas, quem diz que "friagem não causa gripe nem resfriado" está enganado. A friagem não causa diretamente, mas indiretamente ela colabora e muito.

Explico. Funciona assim: Você toma uma friagem e tem uma reação alérgica como espirros ou dores de cabeça e a garganta fica arranhando. Pronto! Abriu-se uma portinha para que vírus e bactérias se instalem em seu organismo causando gripes, resfriados, infecções de garganta, ouvido etc.

Alimentos que podem aumentar a imunidade
alimentos para aumentar a imunidade

Somado-se a essas irritaçõezinhas se você estiver em um ambiente fechado (as pessoas fecham janelas de ônibus, metrôs, escolas e escritórios quando a temperatura cai) a probabilidade de você se contaminar com um vírus ou bactéria alheio é ainda maior.

Dessa forma, as melhores maneiras de se manter saudável é:
- evitar friagem (lavar a cabeça e sair no frio)
- evitar locais fechados e com aglomerações
- manter-se longe do que causa alergias respiratórias em você
- manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais
- lavar frequentemente as mãos
higienizar alimentos.

É justamente sobre o último item que trata este artigo.

Veja alimentos que ajudam a proteger o organismo por serem alimentos que fazem aumentar a imunidade, ou seja alimentos para aumentar a imunidade:

VITAMINA C
A vitamina C é um dos aliados para fortalecer o sistema imunológico. Veja alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, e as quantidades necessárias diárias neste artigo específico sobre a vitamina C.

ALHO
O alho age como antibiótico natural combatendo vírus e bactérias nocivas. Basta comer 1 alho cru por dia (misture-o a alimentos ou coma-o fatiado finamente com shoyu). Veja texto completo sobre as propriedades do alho.

CAROTENOIDES
São os alimentos alaranjados ou avermelhados. Inclua estes alimentos 3 vezes por semana. Exemplo: 3 colheres de sopa de cenoura refogada seria equivalente a uma porção.

VEGETAIS CRUCÍFEROS
Alimentos como couve flor, repolho e brócolis devem ser consumidos diariamente. 3 flores de couve flor ou brócolis ou 3 colheres de sopa de repolho constituem 1 porção. Esse hábito ajudará a aumentar a imunidade.  O brócolis é rico em cálcio, dessa forma os veganos podem se beneficiar, já que não consomem leite.

Dica igualmente importante sobre os legumes e verduras:
Consuma todo dia dois tipos de salada (verdura) crua ou legumes crus e dois tipos de legumes ou verduras cozidos.

OLEAGINOSOS e ABÓBORA
A castanha do pará por exemplo, é riquíssima em zinco. Duas castanhas por dia fornecem toda a quantidade que preciso de zinco para fortalecer a imunidade. A abóbora (polpa e sementes) é muito rica em zinco, leia mais aqui.

ABACATE, ÓLEOS e LEITE
Esses alimentos são ricos em vitamina E, ativo fundamental no fortalecimento da imunidade. Dica: os óleos mais ricos em vitamina E são o óleo de oliva (azeite) e o óleo de canola. Com o abacate tome cuidado apenas com a quantidade, pois o abacate é muito calórico.

ARROZ PRETO
Incomum na culinária brasileira, o arroz preto é eficaz no combate a alergias respiratórias.

Para saber mais a respeito de como aumentar a imunidade leia: "Como fortalecer a imunidade".


+ Artigos relacionados com imunidade
Como fortalecer a imunidade do corpo
Radicais livres - o que são,
Vitamina D pode tratar doenças autoimunes,
Alimentos antioxidantes,
O que são Superalimentos,
Os 10 alimentos da felicidade,
Dicas para fazer lanches saudáveis,
Arroz integral pode evitar doenças,
Alimentos funcionais e nutracêuticos - diferenças.
Três kiwis por dia mantêm o médico afastado.
Mexerica reforça a imunidade
Como manter as propriedades do azeite de oliva,
Músicas que melhoram a imunidade
Santa imunidade. A fé que pode curar!


Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

Nenhum comentário: