22.3.11

Alimentos ricos em Iodo e Iodo quelato

Primeiramente o que é Iodo?


O Iodo é um elemento químico essencial (bioelemento). O iodo utilizado pela tireoide é o iodo orgânico.

Iodo quelato

O iodo quelatado é melhor absorvido pelo organismo, já que estando introduzido na molécula de glicina sua absorção passa a ser por transporte ativo secundário ou co-transporte. Neste tipo de transporte o mineral que está introduzido na molécula de glicina entrará para dentro da célula por carreadores de proteínas, sendo totalmente absorvido juntamente com os aminoácidos.
Citação de opção fênix.

alimentos com iodo quelato
caranguejo contém iodo

Quais alimentos são ricos em Iodo?


  • Os principais alimentos ricos em Iodo são os alimentos de origem marinha, sobretudo os crustáceos (ostras, moluscos, camarão e outros mariscos e peixes de água salgada);
  • Leite e ovos também são fontes de Iodo, desde que provenientes de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente;
  • Vegetais oriundos de solos ricos em Iodo também são boas fontes.
  • Sal iodado também contém boas quantidades de Iodo. Ao comprar sal para consumo, verifique na embalagem se o mesmo contém Iodo.

Artigos relacionados a iodo:


Fonte: Saúde.gov.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner