21.9.15

Batata frita, calorias, gorduras e carboidratos desta 'bomba' calórica

Quem resiste a uma boa porção de batatas fritas? Mordo os lábios só de pensar... E nem precisa ser a maravilhosa tentação crocante em forma de batata do McDonald's...

Mas, você já se perguntou quantas calorias tem a batata frita, em uma porção média de batata frita?

CALORIAS DA BATATA FRITA


calorias da batata frita
porção de batatas fritas

Pasme, se em 30 gramas, o equivalente a mais ou menos 12 tiras de batatas fritas, há 155 calorias; quanto há em uma porção com mais de cem fatias? Fazendo uma regra de três simples chega-se ao valor de quase 1300 calorias. E se você acrescentar ketchup e tomar refrigerante comum (não light), fácil, fácil alcança as 1500 calorias.


ENTÃO...
  • 12 batatas frita palito = 155 calorias
  • 100 batatas frita palito (porção média) = 1300 calorias


O QUE HÁ ESCONDIDO NESSAS CALORIAS DA BATATA FRITA?


Mas, se você for magro (a) e está pensando posso comer batata frita a vontade que não vou engordar, ou então: "Preciso mesmo engordar um pouquinho", saiba que o valor calórico não é o único problema. Dessas 155 calorias (contidas em 30 g), 57% são gordura, 37% são carboidratos e apenas 6% são as proteínas.

  >> Leia também: Quanto de fritura as gorduras absorvem?

Bom, 57% de gordura representa mais que a metade do todo... Só em gordura!! E tem mais... a grande parte dessa gordura toda é representada por gordura saturada. Há, ainda, algumas batatas - daquelas congeladas - que contém muita gordura trans, devido à gordura hidrogenada adicionada, o que garante a crocância, mas também inúmeras doenças cardíacas e até câncer.




Soma-se a isso todo o óleo da fritura e o sal que colocamos, afinal, batata frita sem sal não é batata frita.

Se a essa altura você já estiver pensando em cortar de vez as french fries de seu cardápio, calma! não precisa radicalizar, pois as batatas fritas contém vários minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Conclusão da pergunta comer ou não comer batata frita? 


Não precisa abandonar a batata frita de sua alimentação, afinal não queremos lhe roubar o prazer de comer batata frita crocante sequinha e quentinha, apenas reduza o número de vezes que a consome, ou tente se contentar com apenas algumas tiras (sei que é difícil), mas a sua saúde agradece, e seu coraçãozinho também.

RESUMINDO TUDO ISSO...


Em 30 g de batata frita (12 tiras), há 155 calorias, 57% de gordura (boa parte saturada e trans - as que fazem mal), 37% de carboidratos e 6% de proteína.

Em tempo: Lembre-se que o óleo resultante da fritura não só é maléfico para o organismo como para o meio ambiente. Descarte-o bem.


Artigos relacionados:
  1. Quanto de gordura as frituras absorvem
  2. O que são gorduras trans
  3. O que são gorduras insaturadas
  4. O que são gorduras saturadas
  5. Azeite de oliva em frituras
  6. Slendesta, a batata que emagrece.


Fonte: Redação Saúde com Ciência e Vitônica.
    Ads
    Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

    Assine nossa newsletter

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner