4.7.16

Como lavar e higienizar as mãos corretamente

Nunca se falou tanto sobre a importância em lavar as mãos e higienizá-las com álcool bactericida como ultimamente.

Nos consultórios médicos e nos restaurantes já pode-se ver uma solução de base alcoólica higienizante para uso dos frequentadores.

Como lavar e higienizar as mãos corretamente


como lavar as mãos corretamente
lavando as mãos entre os dedos

Lavar as mãos e higienizá-las é mesmo uma ótima forma de prevenir muitas infecções, já que a boca é parte importante de entrada de mico-organismos no organismo, e estamos frequentemente levando as mãos à boca ou pegando alimentos que serão ingeridos com as mãos. É claro que você não precisa lavar as mãos toda hora, mas sempre que usar o banheiro, antes de comer, brincar com animais domésticos, recolher o lixo, e antes alimentar os filhos ou limpá-los.

Artigos relacionados:

Os sabonetes antibacterianos também estão sendo vistos com maior frequência. Antes só havia uma marca à venda no Brasil, agora há várias.

A revista Reader's Digest publicou um artigo com 6 dicas importantes de como limpar e higienizar corretamente as mãos.


Dicas para lavar e higienizar as mãos corretamente


- Lavar as mãos com sabonete antibacteriano ou lavar com sabonetes comuns é a mesma coisa. As sujidades são eliminadas da mesma forma, e para que o sabonete antimicrobiano faça efeito, seria necessário que se usasse grande quantidade do mesmo e permanecesse por pelo menos 1 minuto com ele nas mãos para matarem os germes. Para eliminar a sujeira lave as mãos esfregando entre os dedos e dorso durante 20 segundos, independentemente do sabonete.

Veja como lavar as mãos corretamente aqui (procedimento recomendado pela Anvisa)

- Se você estiver em um banheiro público abra as torneiras com uma toalha ou um pedaço de papel. Evite tocar nas torneiras, que são um poço de bactérias e vírus.

- O álcool gel e os lenços bactericidas são de grande eficácia para ter as mãos livres de bactérias e vírus. Quando possível carregue consigo. Há marcas de cosméticos que fazem o produto com glicerina, o que confere um poder reidratante. Sempre que vir um desses produtos em restaurantes e consultórios, use.

- Na mochila das crianças coloque um antibacteriano para levar para a escola e certifique-se que ela irá usá-lo antes de entrar na sala de aula, antes de comer e após usar o banheiro.

- Lembre-se de que soluções desinfetantes combatem as bactérias casa, mas não necessariamente o vírus, e muitas infecções comuns, como gripes e resfriados são causados por vírus. Dessa forma, use produtos específicos como os desinfetantes que contêm cloro.

- Soluções que podem ajudar no combate aos microorganismos: solução de vinagre e bicarbonato, água sanitária, soluções a base de formol (use apenas conforme o rótulo - pode ser prejudicial à saúde).

Nota: Algumas pessoas têm me perguntado sobre o sabonete Asepxia ser um antibacteriano. O sabonete asepxia é usado para combater cravos e espinhas.
    Ads
    Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

    Assine nossa newsletter

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner