21.3.11

Comprimidos magnéticos serão medicamentos monitorados no organismo

Você já se imaginou tomando um medicamento magnético? Seria algo como vemos em filmes de ficção científica? É isso mesmo e isso já é quase uma realidade.

Um novo comprimido magnético (imantado) desenvolvido por pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, permite monitorar a trajetória do medicamento no organismo.

Qual a finalidade do comprimido magnético (magnetic pills)

As pílulas imantadas poderiam resolver um problema frequente na absorção dos medicamentos por via oral, que é a dissolução do medicamento no local correto. Muitos medicamentos administrados por via oral não se dissolvem exatamente no local certo no trato gastrointestinal, onde, a partir daí, o medicamento será absorvido pela corrente sanguínea.


Com o comprimido magnético o medicamento seria 'segurado' até o local correto para se dissolver, o intestino. um ímã minúsculo seria inserido dentro de uma cápsula de gelatina (foto) para permitir aos pesquisadores descobrirem o exato local do intestino que o medicamento será dissolvido e absorvido.
ex.de Cápsulas gelatinosas

As pílulas imantadas são vistas em raios-x, facilitando a visualização da trajetória pelos cientistas.

Comprimidos magnéticos, o estudo
Os cientistas descrevem o funcionamento do sistema com a pílula magnética em ratos na edição de 17 de janeiro na Proceedings of National Academy of Sciences.

Comprimidos magnéticos, testes em humanos
Futuramente, o comprimido será aplicado em pessoas, disse a autora do estudo Edith Mathiowitz. A tecnologia pode oferecer uma nova forma para administrar drogas a muitos pacientes, incluindo aqueles com câncer ou diabetes. Também pode atuar como um potente instrumento de investigação para ajudar cientistas a entender exatamente onde os diferentes fármacos são melhor absorvidos.

Comprimidos magnéticos, Segurança
Os cientistas garantem que o medicamento magnético é seguro, ao contrário de outras tentativas de se testar remédios dessa natureza.

Fonte: Brown University, créditos: Laboratório Mathiowitz / Universidade Brown

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner