18.3.11

Doenças causadas por radiação nuclear (ionizante)

 
A radiação nuclear, se em contato com o corpo humano, pode provocar várias doenças, desde queimadura até câncer. Essas doenças ocorrem porque os raios ionizantes penetram na pele e atingem o DNA celular.

Partículas alfa, beta e gama e as doenças que causam
As partículas (popularmente conhecidas como 'raios' alfa) não penetram na pele, mas causam queimaduras no local de contato. Já os raios beta e gama são os mais perigosos, penetram na pele e podem causar alterações no DNA, o que provoca malformação celular (nas células 'filhas' das que tiveram o DNA modificado) podendo causar muitas doenças inclusive o câncer.

Doenças causadas por radiação nuclear


As outras doenças causadas por radioatividade são alterações cerebrais graves, que podem levar a morte, alterações no ciclo menstrual, náuseas e outras alterações gastrointestinais, infertilidade.

Resumindo... As doenças causadas por radiação ionizante (nuclear) são:
  • Queimaduras;
  • Câncer;
  • alterações menstruais,
  • dano grave ao cérebro;
  • alterações gastrointestinais;
  • infertilidade
  • doenças congênitas
Doenças causadas por radiação nuclear (ionizante)

Iodo radioativo
As partículas de iodo radioativo ficam no ar atmosférico e podem ser absorvidos por quem estiver em contato com esse ar e incorporados às células da glândula tireoide (75%) e do organismo. Como a tireoide precisa de iodo para seu bom funcionamento, a mesma pode incorporar iodo radioativo que foi absorvido pelo corpo o que pode ocasionar câncer de tireoide.

Para evitar tal problema as pessoas podem se beneficiar com iodo em cápsulas, a serem fornecidos por autoridades locais evitando assim, a absorção de iodo radioativo, que ficaria transmitindo radiação pelo organismo.

Na falta de cápsulas desse tipo, a pessoa pode consumir alimentos ricos em iodo como primeira medida, como sal iodado, camarão, ostras e outros moluscos.
 
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Artigos NOVOS:

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner