24.8.16

A hora certa de comer chocolate

Você já ouviu dizer que existe uma hora certa para comer chocolate? Eu nunca tinha ouvido falar, mas se tivesse que palpitar sobre um horário, diria que seria lá pelas 15:00, a hora daquela fominha.

Nesse momento do dia você ainda não irá comprometer seu sono se ingerir algum alimento que contenha cafeína ou outro estimulante. Porém, a resposta não é essa.

Confira qual o melhor horário para consumir o chocolate com alguns especialistas. Saiba, ainda, que quanto mais cacau tiver o chocolate mais saudável ele é, dessa forma os chocolates ao leite, geralmente preferidos são os menos saudáveis dentre os chocolates escuros.

Agora, uma informação que poucos conhecem, é que o chocolate branco é o menos indicado, pois o chocolate branco não tem cacau, apenas a manteiga de cacau, muito gordurosa.

“O melhor horário para comer chocolate é depois do almoço, pois o açúcar se mistura com outros nutrientes ingeridos, como fibras da salada, proteínas e gorduras da carne, e evita picos de insulina no sangue”;
a hora certa de comer chocolate
A hora certa de comer chocolate / fonte de chocolateFoto: Flickr.

Recomenda a nutricionista Gabriella Guerrero, da consultoria Nutriessencial.

Artigos relacionados... 

  1. Benefícios do chocolate meio amargo
  2. Chocolate evita pré-eclâmpsia
  3. Chocolate com pimenta evite derrame em mulheres

Quando ingerimos doces de barriga vazia, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, o que provocaria esse pico. Essa oscilação não é saudável, e pode estar relacionada com diabetes, obesidade e outras doenças.

A endocrinologista Claudia Cozer, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que ao comer um carboidrato acompanhado de outro grupo alimentar o estímulo de secreção da insulina é menor.




“Por isso, sempre recomendamos a ingestão de uma proteína junto com o carboidrato, para minimizar os efeitos sobre a insulina”, afirma.

Veja, uma lista das concentrações de cacau em cada tipo de chocolate

  • Chocolate amargo: Entre 60% e 99% de cacau
  • Chocolate meio-amargo: Entre 45% e 50% de cacau na massa
  • Chocolate ao leite: Entre 20% e 30% de cacau no chocolate
  • Chocolate branco: Não leva cacau, apenas manteiga de cacau
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner