12.4.11

Eugenol do cravo, um 'antibiótico' natural

O Eugenol que é também conhecido como óleo de cravo, é encontrado na especiaria conhecida como cravo da índia, ou simplesmente cravo. Na verdade o eugenol é uma substância encontrada no óleo de cravo.

O eugenol é um polifenol que atua como um antioxidante natural, o qual combate os chamados radicais livres produzidos naturalmente pelo organismo e responsáveis ​​pelo envelhecimento e muitas outras condições inflamatórias.

Eugenol do cravo faz bem pra quêAssim, na medicina popular ou alternativa e não convencional, os cravos podem ter um papel muito importante na luta contra muitas doenças relacionadas a estes processos. Eles também são excelentes aliados para a obesidade (por serem termogênicos), hipertensão e colesterol.

O eugenol é responsável, ainda, por um efeito sinérgico com os antibióticos (auxilia os antibióticos, mas NÃO os substitui), pois tem o eugenol atuando como antisséptico e antibacteriano, potencializando a ação dos antibióticos para as bactérias Gram-negativas, ou seja, as bactérias responsável, por exemplo, muitas infecções intestinais.

O eugenol também pode ser encontrado além do cravo na canela, sassafrás e mirra.

Resumindo...

Eugenol faz bem para quê?


- ajuda a ação de antibióticos,
- auxilia em emagrecimentos,
- antioxidante

Onde encontra-se o eugenol?


- cravo-da-índia em maior quantidade,
- canela,
- sassafrás,
- mirra

Eugenol fórmula molecular


A fórmula molecular do eugenol (ácido eugênico) é: (C3H5C6H3(OH)OCH3)

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner