21.9.16

Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças

O teste do pezinho, um exame que foi trazido pela APAE em 1976 visa detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, que se não tratadas poderão causar lesões irreversíveis no bebê.

O teste do pezinho e seus vários tipos, é um procedimento simples, onde são coletadas gotas de sangue do calcanhar do bebê e colocadas em um papel de filtro. A coleta do sangue do pé do bebê só pode ser colhido do terceiro ao sétimo dia após o nascimento, para que se consiga realizar o diagnóstico das doenças descobertas pelo teste do pezinho.

Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças
Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças

TIPOS DE TESTE DO PEZINHO

____________________________________________________________________________________________

Teste do Pezinho Básico (diagnostica quatro (4) doenças)


O teste do pezinho básico é o que é obrigatório por lei. A mãe e o bebê não podem ter alta do hospital sem ter colhido o sangue para o teste. Pelo teste básico são diagnosticadas 4 doenças e são elas:
  1. fenilcetonúria,
  2. fibrose cística,
  3. hipotireoidismo congênito,
  4. anemia falciforme
O resultado do teste do pezinho básico fica pronto depois de 2 dias.

A rede pública brasileira oferece gratuitamente o teste do pezinho em todo Brasil (ou seja, o teste do pezinho é GRÁTIS). Mesmo assim, muitas mães ainda saem da maternidade sem realizar o teste do pezinho em seus filhos.

Dos 27 estados brasileiros apenas 5 estados realizam o teste para as 4 doenças, em 13 estados apenas são realizados diagnósticos para hipotireoidismo, anemia falsiforme e fenilcetonúria e finalmente, nos restante dos estados só são realizados testes para hipotireoidismo e fenilcetonúria, as doenças mais comuns.

Leia também: Hipotireoidismo: sintomas e tratamentos.

Teste do pezinho Master





Além das doenças detectadas pelo exame do teste do pezinho básico são diagnosticadas as seguintes patologias: deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita, galactosemia, toxoplasmose congênita.

Leia também: Descongestionantes podem causar defeitos congênitos em bebês.

Teste do pezinho Plus


No teste do pezinho plus são realizadas além das anteriores exame para as seguintes doenças: sífilis, citomagalovirose, doença de chagas e rubéola congênita.

-Ler mais na categoria Saúde Infantil


Fontes: www.testedopezinho.com.br, www.eistein.br/maternidade.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner