5.5.11

Dieta Dukan ou dieta de Dukan

A Dieta Dukan, também conhecida por dieta de Dunkan por se referir a seu criador, foi desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan e está se tornando mais conhecida e divulgada a cada dia (ou mais recentemente, chamada de dieta kate middleton).

A dieta Dukan já é um enorme sucesso na França, já se espalhou pela Europa e agora está chegando por aqui também.

Veja também Mitos e Verdades da Dieta Dukan.

Essa fama é devida ao seu sucesso entre a família real britânica, principalmente entre a duquesa Kate Middleton e sua mãe que seguiram a dieta de dukan antes do casamento. É isso mesmo essa dieta também está sendo chamada de a dieta de Kate Middleton.

Dieta Dukan ou dieta de Dukan
Pierre Dukan - criador da dieta Dukan

Dieta Dukan ou dieta de Dukan


DIETA DUKAN COMO FUNCIONA

A dieta Dukan prega inicialmente, que se bebe pelo menos 1 litro e meio de água por dia.

Na dieta de Dukan foi estabelecido 4 fases distintas, ou quatro passos:


I - Primeira fase da dieta dukan:

A primeira fase da dieta Dukan é chamada de "ataque". Deve ser feita de 3 a 10 dias, dependendo do peso que você quer perder onde você pode comer apenas alimentos ricos em proteínas (carnes vermelhas e brancas, de aves, peixes, presunto, ovos, leite desnatado, peito de peru, frutos do mar de baixo teor de gordura, etc).

Não há restrições na quantidade ou em combinações ou horários. Um deleite para os carnívoros. O doce "semi-liberado" é o pudim feito de ovos e leite condensado desnatado. Não faça calda!

Dicas nutrição, saúde e sabor 'experta' do Saúde com Ciência:
1 - Mesmo que as carnes gordas estejam liberadas, convém preferir o maior consumo de peixes, frango, peito de peru e carne magra. Você não precisa sobrecarregar o organismo com gordura.
2 - O consumo de gordura deixa o hálito com cheiro característico, o chamado "hálito cetônico", proveniente da quebra das gorduras. Trata-se de um cheiro semelhante ao odor de bebida alcoólica. Procure escovar mais vezes os dentes e fazer gargarejos.

II - Segunda fase da dieta dukan:


Aos alimentos permitidos no primeiro período, podemos acrescentar alguns tipos de verduras e legumes, como tomates, pepinos, rabanetes, aspargos, espinafre, alho-poró, alface, feijão, couve e cogumelos. Durante esse período, você vai chegar ao seu peso ideal.

III - Terceira fase da dieta dukan:


A terceira fase da dieta Dukan é também a mais importante e seu objetivo é reeducar seu organismo com a nova alimentação para evitar a dieta ioiô com a rápida recuperação do peso perdido.

A terceira fase deve durar alguns dias, igual ao peso perdido somado ao número 10.

Então, se você perdeu 5 quilos, deve somar: 5 +10 = 15 dias.

Neste período alimentos a base de amido e açúcares (carboidratos em geral) podem ser adicionados, mas apenas duas vezes por semana, além de acrescentar as frutas (frutas como banana e abacate devem ser consumidas apenas 1 ou duas vezes nessa semana).

Também podem ser feitas duas refeições especiais na  semana, evitando os excessos.

IV - Quarta ou última fase da dieta dukan: 

É a "estabilização". Voltamos à nossa dieta normal, porém um dia da semana devemos consumir apenas as proteínas que foram autorizadas na fase de ataque ou primeira fase.


Dieta Dukan cardápio como fazer passo a passo


1º fase: Alimentos permitidos - até 10 dias no máximo
-carnes vermelhas
-carnes brancas (aves e peixes)
-presunto e outros frios sem carboidratos (com exceção da salsicha), prefira peito de peru
-frutos do mar magros
-ovos
-leite e laticínios magros

2º fase: Alimentos permitidos nos primeiros dias e mais:
verduras e legumes, como tomates, pepinos, rabanetes, aspargos, couve-manteiga, espinafre, alho-poró, alface, feijão e outros grãos, cogumelos, agrião, rúcula, etc.

3º fase: Acrescente alimentos com carboidrato, mas apenas 2 vezes na semana e também acrescente frutas, mas evite banana e abacate (só 2 vezes na semana um ou outro)

4 fase: Voltamos à dieta normal, porém em um dia da semana consuma apenas proteína.

Mais sobre dietas
  1. Mitos e verdades da Dieta Dukan
  2. Pimenta do reino emagrece?
  3. Perigos das dietas ricas em proteínas
  4. Dieta da Vitoria Beckham
  5. Acesse a página especial sobre DIETAS
CONSIDERAÇÕES
Uma pessoa que se submete à dieta Dukan pode realmente comer muito, basta comer o que está relacionado acima.

A dieta Dukan é uma espécie de dieta do Dr.Atkins (ou dieta das proteínas) melhorada, ou seja, a dieta do dr. Atkins apenas tem em comum com a dieta Dukan a primeira e a segunda fase.

Importante! Antes de iniciar dietas com a intenção de perder peso, procure um médico endocrinologista, nutrólogo ou médico de sua confiança. Fazer dietas por conta própria pode ser prejudicial.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

5 comentários:

  1. 5*10 nao é igual a 50????

    ResponderExcluir
  2. se o equilibrio ácio básico não for respeitado,nenhuma dieta vai prestar

    ResponderExcluir
  3. a dieta do Dukan é acidificante e o próprio está muito envelhecido. se alguém quiser ver uma foto de alguém que durante mais de 60 anos seguiu uma dieta correta ,veja a foto de Victor Earl Irons , que aos 94 aparentava ter menos que Dukan aos seus 65.sou nutrólogo desde 83, tenho 52 anos e sei do que estou falando

    PS-ANONIMO! 5"10 é altura .equivale a 1.80 mais ou menos

    ResponderExcluir
  4. Dr. Igal Flint, Se você for o prestigiado médico Nutrólogo que escreveu o livro "O Poder Curativo Das Vitaminas", saiba que este livro é meu livro de cabeceira e que sou uma grande admiradora sua e que seus comentários sempre serão considerados como de grande valia e enriquecedores.

    Um forte abraço, Renata Fraia em Dieta Dukan ou dieta de Dukan

    ResponderExcluir
  5. Eu vi essa dieta no site http://www.dietadukan.com.br Vocês vendem o livro da dieta dukan? Estou ansiosa por fazer ela! Rebeca

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner