27.5.11

Ômega 3 combate o alcoolismo e o transtorno bipolar

Há muito que se sabe que os alimentos que contêm Ômega 3 são eficazes em algumas doenças, como para melhorar a qualidade de vida de pacientes cardíacos, com Alzheimer e todo tipo de demência, assim como para preservar a saúde como um todo, devido às suas propriedades benéficas.



Agora, novas evidências sugerem que os ácidos graxos ômega 3 podem combater o abuso do álcool.

Cientistas da Universidade 'Indian School of Medicine' fizeram a descoberta por acaso quando estudavam se o óleo de peixe tinham qualquer benefício para o transtorno bipolar (um tipo de depressão).

omega 3 no salmão
Foto
O autor principal do estudo, Dr. Alexander Niculescu descobriu que o Ômega3, que é o ingrediente principal do óleo de peixe, e encontrado em sardinhas, salmão e óleo de linhaça, 'normaliza' o comportamento de camundongos com a doença.

"Eles não estão deprimidos e, quando submetidos ao estresse não se tornam maníacos", disse o Dr. Niculescu.

No entanto, um resultado inesperado da pesquisa foi que o ácido graxo Ômega 3 também reduziu o desejo por álcool.

"Ômega 3 reduziu o desejo por álcool em ratos."

"Esses camundongos bipolares, como alguns pacientes bipolares, geralmente abusam do álcool", disse o Dr. Niculescu.

"Os ratos que receberam suplementos de Ômega3 beberam muito menos álcool, reduzindo o seu comportamento abusivo de álcool."

"Nós acreditamos que uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 pode ajudar no tratamento e prevenção do transtorno bipolar, bem como pode ajudar com o alcoolismo", disse o Dr. Niculescu.

Ele afirmou que agora existe evidência substancial no nível molecular que os ácidos graxos ômega-3 trabalharam no cérebro em uma maneira similar aos medicamentos psiquiátricos.

Ele acrescentou que o próximo passo seriam os estudos clínicos em seres humanos. "Muito mais trabalho precisa ser feito nesta área", disse o Dr. Niculescu.

O estudo foi relatado no jornal online translacional Psiquiatria.

Um outro estudo na França já havia estabelecido relação entre Ômega 3 e depressão, leia aquiFonte Daily Mail

Artigos relacionados:
Principais fontes de Ômega 3  
Sorvete à base de Ômega 3 
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner