9.5.11

Oxi: Nova droga pior que crack

Uma nova droga conhecida como Oxi é pior que o crack - mais letal que o crack - entrou no Brasil pelo Acre e está invadindo todo o país.

Parênteses: o Saúde com Ciência não está contente em divulgar uma droga como essa ou qualquer outra droga, mas isso se faz necessário para que se saiba que a droga é muito perigosa e que você e/ou seus filhos devem ficar bem longe dela.

Droga Oxi, o que é ou como é produzida



  • O oxi, abreviação de oxidado, é uma mistura de base livre de cocaína 80%, querosene, gasolina, diesel ou - até mesmo - solução de bateria, cal virgem e permanganato de potássio.
  • O oxi é uma pedra, assim como o crack, só que o oxi é uma pedra branca.
  • O oxi é fumado num cachimbo.
  • O oxi é um alucinágeno mais potente que o crack e que a cocaína
  • A droga oxi não é - na verdade - nova. Ela existe no Acre desde os anos 80. só agora está se espalhando (infelizmente) por todo o Brasil.
  • Veja a foto do oxi abaixo

O grande perigo do Oxi, ou por que o oxi é pior do que o crack?
O oxi é mais barato (cerca de 2 reais a unidade), portanto seu acesso é mais fácil, e mata mais rápido que o crack. O crack tem 40% de cocaína e o oxi contém 80%.

oxi / fote foto:Joaoesocorro

Até agora poucos estudos foram feitos com o oxi, a única pesquisa conhecida sobre a droga – conduzida por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde – acompanhou cem pacientes que fumavam oxi. E chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano. Além, é claro, do risco de óbito no longo prazo, seu uso contínuo provoca reações intensas. São comuns vômito e diarreia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas. "Solventes na composição da droga podem aumentar seu potencial cancerígeno", explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas. trecho extraído do site da revista Veja.

As drogas não fazem bem nenhum ao organismo, apenas prejudicam, viciam e podem levar à morte. Drogas como o oxi e o crack viciam e levam à morte com menos tempo de uso. As células do cérebro são destruídas. Com relação ao oxi, a pessoa além de estar inalando (vai direto para a corrente sanguínea) cocaína, inala um derivado de petróleo, cal e permanganato de potássio. Todas essas substâncias prejudicam  e muito o organismo.

Fonte: O Globo

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner