9.9.16

Banho quente afasta a solidão

Frequentemente ouvimos dizer que banho muito quente faz mal, principalmente para a circulação e para quem sofre de pressão baixa. Porém também diz-se que o banho quente faz bem, se a água não estiver demasiado quente, obviamente.

Prova disso é que um banho quente afasta a solidão, porque ajuda a relaxar e isso todo mundo já sabe. Mas esse relaxamento dá sensação de estar sendo acalentado, como um colo quente. Que ele alivia, inclusive, alguns tipos de dores e pode ajudar a embalar o sono em dias de insônia também já sabemos. Mas o banho quente parece ter outras virtudes, inesperadas.

Banho quente afasta a solidão
banho quente de banheira

Uma pesquisa afirma que o banho quente auxilia a afastar a solidão. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Yale, segundo a qual um a água morna e o aconchego do banho ajudam a afastar a sensação de isolamento e exclusão, sentimentos comuns em quem se sente sozinho.

A pesquisa revelou que as pessoas, às vezes inconscientemente, optam comprar uma casa com banheira (foto acima) em vez de apenas com o chuveiro tradicional para se livrar da sensação de solidão e quanto mais a pessoa que se sente só e fica fica por mais tempo na água quente, preferivelmente da banheira, mais pronunciado é o efeito.




O efeito também está relacionado diretamente com a temperatura da água, quase como se você conseguisse substituir o calor de um abraço pelo calor da água do banho.

A experiência associa o calor do banho quente com a redução do stress e a exclusão social, diz o estudo publicado na revista Psychology of Emotion.

O estudo ainda indica que associações semelhantes com o calor existem em uma refeição quente (sopas de inverno) e com as bebidas quentes (chocolate quente, por exemplo).

http://www.estrategiasdeaprovacao.com.br/?ref=R3407193T
CLIQUE para se inscrever

Fonte: The Telegraph
Foto: Flickr.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner