10.9.15

Formol no cabelo e unhas faz mal à saúde: causa câncer

A notícia não é das melhores para as pessoas que costumam usar formol em fórmulas para alisar os cabelos, esmaltes (quase todas as mulheres) e perfumes. E a razão é uma só: O formol faz mal à saúde. Formol causa câncer.

O alerta vem do FDA (Foods and Drugs Administration), órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos. De acordo com a instituição, o formol altera o DNA das células de nosso organismo podendo levar à formação de tumores (câncer). Sua inalação durante o processo de alisamento capilar é altamente perigosa, tanto para clientes quanto para os profissionais de beleza.


Por que o formol faz mal à saúde?
A curto prazo, o formol pode provocar:
  • queda de cabelo,
  • irritação,
  • coceira,
  • queimaduras e vermelhidão.

A longo prazo, a substância pode causar
  • enjoos,
  • desmaios,
  • vômitos
  • câncer nas vias aéreas superiores (formol nos cabelos e em perfumes)
  • câncer de pele (formol nas unhas ou nas mãos dos cabeleireiros)
  • leucemia
Formol nas unhas, devemos parar de usar esmaltes?
Não. Mas, ao comprar um vidrinho de esmalte verifique a quantidade de formol no rótulo (pode estar escrito formaldeído, é a mesma coisa). Antes de passar o esmalte, use uma camada generosa de base e, entre um esmalte e outro deixe as unhas descansarem por dois dias. Além disso, deixar as unhas sem esmaltes por alguns períodos no ano (por exemplo, 1 semana no mês) não vai fazer mal nenhum, só bem, pois vai fazer com que sua exposição ao agente cancerígeno seja menos frequente.

Formol nos cabelos
Pare de usar produtos com formol. Não há uma dose tolerável ou segura.
Quando for fazer escovas de alisamento quase permanente, peça ao cabeleireiro para lhe mostrar a embalagem do produto que ele está usando, se estiver escrito em letrinhas miúdas: formol ou formaldeído, significa que o produto tem sim, formol.

Cabeleireiros
Os profissionais dos cabelos são os que mais estão expostos ao produto então, se você trabalha com isso, saiba que seus riscos de ter câncer nas vias aéreas superiores e leucemia são grandes. Será que vale à pena?

Leia também: Anvisa proíbe venda de formol em farmácias e drogarias aqui.

fonte: Saúde da Mulher
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner