16.6.11

Patch de silicone atenua cicatrizes

A primeira imagem que nos vem à mente quando pensamos na palavra silicone são os implantes mamários, mas isso muda em uma velocidade interessante. A mais nova invenção da ciência são os patchs de silicone.

A função é brilhante, o patch de silicone pode reduzir as cicatrizes cirúrgicas. Isso é possível devido a três fatores a saber:
  • Flexibilidade do material;
  • Boa aderência à pele;
  • Menor incidência de reações alérgicas



Na verdade, ele pode aliviar a tensão entre os dois lados da ferida, reduzindo em até seis vezes o tamanho das cicatrizes, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Surgery.

Os primeiros testes em humanos já foram feitos e deram resultados positivos. O patch de silicone foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford que descobriu que a principal causa da formação de cicatriz é a produção de camadas de colágeno para reparar o tecido perdido por corte.

Depois de retirados os pontos dos dois lados da abertura são submetidos a tensão com a finalidade de alargar a banda envolvida na produção de colágeno. O patch de silicone mantém as duas partes mais perto, mesmo após a retirada dos pontos e garante que a extensão da cicatriz seja, significativamente, reduzida.

Obs.: A imagem é de um patch, mas não de silicone. É somente ilustrativa.

Veja também curativo de cana-de-açúcar aqui.

Fonte: Salute
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner