3.6.11

Pepinos assassinos: Livre-se de bactérias extremamente nocivas

A notícia de que pepinos contaminados com a bactéria E. Coli já haviam se espalhado quando no Jornal Nacional, o jornalista e apresentador William Bonner anunciou: "Pepinos Assassinos" fazem 14 vítimas na Europa. A expressão seria hilária se não fosse trágica.

A notícia sobre o surto da bactéria que já infectou 200 pessoas somente nas últimas 24 horas e matou 17 pessoas, incluindo Alemanha e Suécia, se espalhou pelo mundo rapidamente. De onde partiram esses pepinos crueis?


- Pepinos -
Especula-se que tenha sido da Espanha, mas o governo espanhol afirma que a bactéria que fora encontrada nos pepinos oriundos da Espanha era outra que não a Escherichia coli.

A bactéria Escherichia coli é encontrada normalmente no intestino humano, fazendo parte de sua flora. A bactéria torna-se nociva quando entra em contato com cavidades bucais e mucosas em geral, principalmente se houver ferimento o que propicia o contato da bactéria com a corrente sanguínea.

A maioria das variedades da Escherichia coli não é tão nociva, mas mutações e resistência a antibióticos podem originar bactérias mais resistentes, as chamadas super bactérias. Leia mais...

O fato de que a fonte de infecção é desconhecida aumenta os receios, é claro, mas é só usar o bom senso que se deve ter ao manusear alimentos hortifrutigrangeiros, como verduras, legumes e frutas.

Veja abaixo, os cuidados que se deve tomar ao consumir vegetais.

HIGIENE PESSOAL

- Lavar as mãos antes de comer. Não adianta a maçã estar limpa e higienizada se suas mãos estiverem sujas.

Veja AQUI como lavar corretamente as mãos.

HIGIENE E CONSERVAÇÃO DOS VEGETAIS

- Os vegetais antes de serem comidos dever ser lavados um por um e higienizados com bicarbonato de sódio e, posteriormente, com água sanitária. Veja como fazer aqui.

- Guarde os vegetais na geladeira para retardar a proliferação de fungos e bactérias. Deixe apenas frutas com cascas grossas fora da geladeira, como banana, abacaxi, abacate e mexerica.

- Se não souber a procedência do vegetal prefira-os levemente cozidos no vapor.

- Ao fazer refeições em restaurantes NÃO coma verduras cruas.

Foto: Flickr

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner