14.11.15

Quem dorme na rede dorme melhor, diz estudo

As férias se aproximam e com ela começam os planos de viagens agitadas para uns e de descanso para outros. E se você está planejando viajar a descanso este post é para você.

Um estudo recente mostrou que quem dorme na rede dorme melhor. Será?

E a razão para isso seria principalmente o balanço da rede, o conhecido movimento embalador de vai e vem.

Segundo a pesquisa a explicação científica que liga o movimento típico da redes nos faz dormir profundamente. Parece que tal movimento faz balançar as áreas ativas do cérebro - como a amígdala - que sincronizam as ondas cerebrais, causando um sono mais pesado.

dormir na rede faz bem Foto: Flickr.

Como foi o estudo...

Pesquisadores suíços monitoraram a atividade cerebral de doze pessoas que foram voluntários no estudo, tanto durante uma soneca na rede como em uma cama tradicional. Aqueles que dormiram balançando suavemente, não só têm caído mais rápido nos braços de Morpheus, mas também atingiram a fase de sono profundo, com três minutos à frente dos que adormeceram na cama.

Além disso, o estudo descobriu que as pessoas que dormiram na rede permaneceram na segunda fase do sono (o N2) cinco minutos a mais do que os outros: Feito notável, considerando que o comprimento total do experimento foi de 45 minutos.




Embora o estudo ainda seja pequeno - mesmo para monitoramento de pesquisa do cérebro - e os resultados necessitem ser confirmados em futuros experimentos, os pesquisadores afirmam que suas descobertas podem levar a novos tratamentos para a insônia e outros distúrbios do sono.

"Isso (a investigação) pode ser útil em termos de pacientes que sofrem tipicamente ao iniciar o sono, dificuldade para dormir e dificuldades de manutenção do sono", diz Sophie Schwartz, Ph.D., um dos autores do estudo e professora de neurociência da Universidade de Genebra.

Então já sabe, se você quiser um verdadeiramente relaxante e cheio de sono profundo, não se esqueça de levar uma rede para o local da viagem e não se esqueça de fixar a rede onde houver muita sombra e água fresca.Fonte: CNN.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner