18.8.11

Mastigue mais para comer menos e emagrecer

Mastigar para emagrecer é a primeira frase que deveria vir à mente de alguém que está pensando em fazer dietas para emagrecer. Antes mesmo de pensar em evitar certos alimentos gordurosos e diminuir outros e muito antes de pensar em ingerir algum remédio para emagrecer.

Um estudo recente realizado na China, e publicado na revista americana Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que há uma conexão clara entre a mastigação e a digestão e o ganho de peso.

- Veja mais artigos na página DIETAS.

Na prática é só visualizarmos a ação de mastigar mais, a qual será o gatilho para uma ação de nosso organismo, que enviará a informação, através da secreção do hormônio leptina, para nosso cérebro de que já comemos bastante e ele, então, libera o hormônio grelina (hormônio da fome) como um sinal de que já estamos satisfeitos. Outra ação de nosso organismo seria a de absorver melhor os nutrientes, ajudando a digestão e fazendo com que não tenhamos fome novamente em um curto espaço de tempo. Essa sucessão de eventos nos fará perder peso, ou seja mastigar bem nos faz emagrecer.

De acordo com o estudo o número ideal de mastigação por porção colocada na boca é de 40 vezes, um número um tanto quanto difícil de ser realizado, então, a dica é: aumente o número de mastigações aos poucos, comece com quinze e vá para vinte e assim por diante. Até que, em um dado momento, mastigar bem cada alimento vai ser algo natural e você o fará sem nem mesmo perceber.

O estudo ainda constatou que as pessoas que mastigam mais têm cerca de 12% a menos de calorias absorvidas do que aquelas que mastigam menos.

Então, fica fácil entender que a frase "Mastigue bem para emagrecer" é absolutamente verdadeira.
Fonte: Elmundo
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner