5.8.16

O primeiro cigarro da manhã é o mais nocivo

Pesquisa indica que o primeiro cigarro da manhã é o mais nocivo.

De acordo com um estudo  publicado na American Cancer Society (cancer.org), o primeiro cigarro da manhã, especialmente se fumado dentro dos primeiros 30 minutos após acordar, aumenta o risco de câncer de pulmão, cabeça e pescoço.

O estudo com cigarros


Foram analisados 4.775 casos de fumantes com câncer de pulmão e 2.835 sem a doença, "observamos que o risco foi quase o dobro de se desenvolver tumores malignos naqueles que fumavam um cigarro durante os primeiros 30 minutos depois de acordar do que nos que fumavam após esse período", diz Joshua Muscat, Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, Hershey (EUA).

O primeiro cigarro da manhã é o mais nocivo
O primeiro cigarro da manhã é o mais nocivo

A explicação está nos níveis de nicotina que outros estudos já haviam apontado anteriormente, como nesse estudo publicado em 2009 na "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention". Não é só o número de cigarros que se fuma por dia e a quantidade de anos que se fumou, a hora do dia em que a pessoa fuma, também pode significar uma maior prevalência de doenças provocadas pelo cigarro.

Os níveis de nicotina na primeira hora da manhã





Durante os primeiros cinco minutos de estado de vigília (logo ao se levantar), o nível de nicotina aumenta a 437 nanogramas / ml, e entre seis e 30 minutos depois se eleva até 352 ng / ml e após uma hora até 215 ng / ml.

Dada a associação significativa e reconhecida entre os tipos diferentes de nicotina e de câncer (pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, cólon, pâncreas, bexiga, útero e mama), estes resultados significam que os fumantes são mais suscetíveis a ter um tumor, uma descoberta que "pode ajudar a identificar os fumantes em maior risco e, portanto, se beneficiar de intervenções especificamente concebidas com o intuito de parar de fumar."

O ideal seria, obviamente, que a pessoa pare de fumar, contudo, se essa tarefa se apresenta árdua, um bom começo para afastar o vício pode ser evitando fumar logo pela manhã ao acordar e, para ajudar nessa tarefa, evitar beber o primeiro gole de café logo ao despertar também pode ser de grande valia.

Fonte: Elmundo.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner