31.8.15

Contaminação de alimentos: o perigo mora em casa

O texto abaixo, da vigilância Sanitária, mostra que a contaminação de alimentos e a prevalência de doenças por causa disso ocorre principalmente dentro de casa. Vale a pena ler o texto completo.

Da Anvisa
Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde apontam que 45% das contaminações dos alimentos por doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas dos brasileiros. Esse tipo de doença, responsável por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, está associada principalmente ao manuseio incorreto e à conservação inadequada de alimentos.

Contaminação de alimentos: o perigo mora em casa
Contaminação de alimentos: o perigo mora em casa

Para evitar que os alimentos sejam contaminados por microrganismos nocivos a saúde dos seres humanos, é preciso que a população tome alguns cuidados que vão desde a compra até o preparo desses alimentos. É o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como as cinco chaves para uma alimentação segura.

Nesse sentido, um aspecto que não pode ser esquecido é o da limpeza. É preciso lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, frequentemente, durante todo o processo. Os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte, também devem estar limpos.

Insetos, pragas e outros animais precisam estar longe do local onde a comida será preparada. Além disso, as bancadas de cozinhas e as tábuas de corte não podem ter rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras.

Outra recomendação da OMS é separar os alimentos crus dos cozidos para evitar a contaminação cruzada. Isso porque, alimentos crus, especialmente carnes, peixes e seus derivados, podem conter micróbios perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos, durante sua preparação ou armazenamento.

A temperatura também é fundamental para evitar a contaminação. Um cozimento adequado, a uma temperatura acima de 70ºC, consegue matar quase todos os micróbios presentes nos alimentos. Para ter certeza do cozimento completo, principalmente em carnes bovinas e de frangos, deve ser verificada a mudança da cor e textura na parte interna do alimento.

É preciso lembrar que em condições ideais, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil em apenas seis horas. Uma temperatura abaixo dos 5ºC ou acima dos 60ºC retarda essa multiplicação. Por isso, alimentos cozidos não podem ficar por mais de duas horas à temperatura ambiente, os alimentos perecíveis devem ser refrigerados e os cozidos permanecer quentes até o momento de serem servidos

Por fim, o cidadão deve conhecer a procedência do alimento que consome. Nesse quesito, é fundamental verificar se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta condições adequadas de conservação dos alimentos oferecidos, inclusive com presença de termômetro, em refrigeradores e congeladores, para controle da temperatura.

Critérios como proximidade de casa e preço dos produtos não são suficientes na hora da compra de alimentos. Para garantir uma alimentação mais segura, o consumidor brasileiro precisa agregar, ao seu dia- a- dia, conceitos como limpeza e organização dos ambientes, nos quais compra sua comida.

Maria Cecília Brito é diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2005. Farmacêutica e bioquímica pela Universidade Federal de Goiás, foi chefe do Laboratório Regional de Análises Clínicas em Ceres (GO) e superintendente de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria de Estado de Goiás. [Anvisa]

Artigos relacionados à contaminação dos alimentos:

-Como higienizar os vegetais
-Vinagre ou água sanitária nas verduras


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

3 comentários:

  1. É fato comprovado. Infecção alimentar mata, e muito. Boas práticas em higiene e manipulação de alimentos são medidas preventivas eficientes, porém dentro de um processo industrial, em que um grande número de pessoas são envolvidas e envolve um grande número de equipamentos e acessórios industriais o risco de contaminação cruzada cresce de uma forma intensa, por que os volumes de produtos industrializados são altos. Dessa forma os aditivos antimicrobianos ou antibacterianos incorporados em resinas plásticas durante a fabricação do bem descartável ou durável mostram o seu valor de uso. Esses aditivos aliados às boas práticas ampliam a barreira de proteção quanto a contaminação cruzada, mas nunca abandonando as normas recomendadas de limpeza.
    Um bom aditivo antimicrobiano tem as funções bactericida e bacteriostática. Um produto eficiente também deverá eliminar além das bactérias, os bolores, as leveduras e os vírus. Os benefícios dessas tecnologias são amplos, é preciso saber quantificar e monetarizar os resultados para que possam ser comparados com o acréscimo dos custos. A tradicional relação CUSTO X BENEFICIO. Por que quanto chega a palavra final CUSTOS, aumento de CUSTOS surge o impasse! Certamente todo aditivo agrega um custo na matéria prima por que ele trará um resultado desejado, nesse momento conte com uma alternativa econômica, eficiente e duradoura, consulte a Provida Antimicrobianos, site www.provida.ind.br, nele você encontrará 03 linhas de antimicrobianos para tintas e resinas plásticas, a linha de antimicrobianos orgânicos "Nanoclean 80 e Nanoclean 500", a linha de antimicrobianos inorgânicos "Nanoclean Glass" produzido com silver glass (íons de prata em matriz vítrea) e a terceira linha inédita no mercado o antimicrobiano 100% natural "Nanoclean Active" desenvolvido para transformar embalagens convencionais em embalagens ativas, produzido com ácidos orgânicos (100%). Das 3 linhas de produtos certamente uma resolverá o seu problema de microrganismos com eficiência e economia. Você encontrará também no www.provida.ind.br várias matérias técnicas sobre plásticos, boas práticas, bactérias, fungos, bolores, leveduras e vírus. Além de ter acesso a várias matérias de institutos ligados à saúde e a indústria alimentícia.
    Att.
    Rubio

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Vidro Líquido
    Vidro Líquido ou Liquid Glass. Nanoclean Liquid Glass tem como princípio a Sílica e/ou Titânio em escala nanométrica. Minerais amorfos atóxicos. Proteção permanente para superfícies metálicas, cerâmicas, têxteis e plásticas. Resiste a altas temperaturas. Tecnologia Alemã. Germany Tecnologic. Deustsch Technologie. Nanoclean Liquid Glass é uma solução prática e econômica.
    Vidro líquido Nanoclean é nano tecnologia que melhora a qualidade de vida do consumidor, suas características:


    Inovador.
    Aplicação prática e rápida.
    Eficiente e permanente.
    Eco Friend, é ambientalmente correto.
    Atóxico.
    Econômico.
    Reduz consumo de água potável.
    Reduz consumo de energia elétrica.
    Estético, melhora a aparência, favorece a apresentação do produto.
    Altamente catiônico, sendo antimicrobiano ou antibacteriano.
    Bacteriostático evitando a formação de biofilmes.
    Elimina mofo.
    Efeito Fungicida.
    Resiste a altas temperaturas.
    Resiste a baixas temperaturas.
    Pode ser utilizados em produtos usados.
    Escala nanométrica, invisível ao olho nu. 500 vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo, imperceptível.
    Hidrofóbico, repele líquidos como óleos, água e outros fluídos ou melhor ele é superfóbico.
    Repele sujidades.
    Resistentes a abrasão.
    Reduz a fixação de substratos orgânicos nas superfícies protegidas.
    Combate o biofilme em ambientes hospitalares e alimentício.
    Transpirável. Respirável.
    Flexível.
    Reduz drasticamente o consumo de produtos químicos utilizados em limpeza.
    Reduz o tempo de limpeza. Menos não de obra.
    Anti aderente.
    Evita manchas bioestáticas.
    Propicia características que nenhum outro produto faz.


    Nanoclean Liquid Glass tem compatibilidade com os seguintes materiais:
    Borrachas
    Popipropileno
    Polietileno
    PET
    NYLON
    ABS
    SAN
    PVC
    Alumínio
    Aço Carbono
    Aço Inoxidável
    Cobre
    Zinco
    Fibras de Algodão
    Fibras Sintéticas
    Tecido Não Tecido (TNT)
    Cerâmica
    Cimento
    Esmalte
    Barro


    Aplicável (algumas áreas) em:


    Veículos (automóveis, motos, barcos, lanchas, jet ski, aviões, helicopteros, ônibus e trem)
    Lataria de automóveis e outros veículos.
    Rodas de veículos.
    Escapamentos.
    Assentos de tecidos sintéticos ou couro.
    Faróis.
    Parabrisa.
    Lanternas.
    Painel.
    Carpe.
    Tapete.





    Equipamentos proteção de motoristas
    Capacete.
    Viseira.
    Bota.
    Jaqueta.
    Calça.
    Macacão.
    Luvas.
    Acessórios de motocicletas
    Bolha protetora.
    Carenagem.
    Painel.
    Residências
    Cozinha
    Pia cozinha.
    Balcão.
    Mesa.
    Piso.
    Parede.
    Fogão.
    Forno.
    Panelas.
    Paredes.
    Área Serviço
    Tanques
    Pisos
    Paredes
    Maquina de lavar
    Banheiros
    Vaso Sanitário
    Assento Sanitário
    Pia
    Box de banho
    Banheira
    Piso
    Parede
    Área Externa
    Garagem
    Piso piscina
    Borda piscina
    Calçadas
    Salas e varandas
    Piso
    Portas
    Empresas alimentícias
    Pallet
    Pisos
    Móveis
    Portas
    Container de transporte interno
    Lixeira
    Banheiros
    Uniformes
    Veículos de transporte
    Laboratório
    Equipamentos de produção
    Esteiras transportadoras
    Silos de produtos acabados
    Silos de matéria prima
    Equipamentos de segurança individual
    Áreas de saúde
    Pisos
    Portas
    Tomadas
    Lixeiras
    Baldes
    Calçados
    Uniformes
    Container de transporte interno
    Banheiros (totalmente)
    Ambulâncias
    Laboratório
    Estetoscópios
    Instrumentos cirurgicos
    Camas
    Capa de colchões
    Restaurante
    Cozinha
    Paredes
    Maçanetas
    Conheça Nanoclean Liquid Glass. Ele é econômico, eficiente e ajuda o que já é belo!
    Att.
    Rúbio Ribas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Vidro Líquido
    Vidro Líquido ou Liquid Glass. Nanoclean Liquid Glass tem como princípio a Sílica e/ou Titânio em escala nanométrica. Minerais amorfos atóxicos. Proteção permanente para superfícies metálicas, cerâmicas, têxteis e plásticas. Resiste a altas temperaturas. Tecnologia Alemã. Germany Tecnologic. Deustsch Technologie. Nanoclean Liquid Glass é uma solução prática e econômica.
    Vidro líquido Nanoclean é nano tecnologia que melhora a qualidade de vida do consumidor, suas características:


    Inovador.
    Aplicação prática e rápida.
    Eficiente e permanente.
    Eco Friend, é ambientalmente correto.
    Atóxico.
    Econômico.
    Reduz consumo de água potável.
    Reduz consumo de energia elétrica.
    Estético, melhora a aparência, favorece a apresentação do produto.
    Altamente catiônico, sendo antimicrobiano ou antibacteriano.
    Bacteriostático evitando a formação de biofilmes.
    Elimina mofo.
    Efeito Fungicida.
    Resiste a altas temperaturas.
    Resiste a baixas temperaturas.
    Pode ser utilizados em produtos usados.
    Escala nanométrica, invisível ao olho nu. 500 vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo, imperceptível.
    Hidrofóbico, repele líquidos como óleos, água e outros fluídos ou melhor ele é superfóbico.
    Repele sujidades.
    Resistentes a abrasão.
    Reduz a fixação de substratos orgânicos nas superfícies protegidas.
    Combate o biofilme em ambientes hospitalares e alimentício.
    Transpirável. Respirável.
    Flexível.
    Reduz drasticamente o consumo de produtos químicos utilizados em limpeza.
    Reduz o tempo de limpeza. Menos não de obra.
    Anti aderente.
    Evita manchas bioestáticas.
    Propicia características que nenhum outro produto faz.


    Nanoclean Liquid Glass tem compatibilidade com os seguintes materiais:
    Borrachas
    Popipropileno
    Polietileno
    PET
    NYLON
    ABS
    SAN
    PVC
    Alumínio
    Aço Carbono
    Aço Inoxidável
    Cobre
    Zinco
    Fibras de Algodão
    Fibras Sintéticas
    Tecido Não Tecido (TNT)
    Cerâmica
    Cimento
    Esmalte
    Barro


    Aplicável (algumas áreas) em:


    Veículos (automóveis, motos, barcos, lanchas, jet ski, aviões, helicopteros, ônibus e trem)
    Lataria de automóveis e outros veículos.
    Rodas de veículos.
    Escapamentos.
    Assentos de tecidos sintéticos ou couro.
    Faróis.
    Parabrisa.
    Lanternas.
    Painel.
    Carpe.
    Tapete.





    Equipamentos proteção de motoristas
    Capacete.
    Viseira.
    Bota.
    Jaqueta.
    Calça.
    Macacão.
    Luvas.
    Acessórios de motocicletas
    Bolha protetora.
    Carenagem.
    Painel.
    Residências
    Cozinha
    Pia cozinha.
    Balcão.
    Mesa.
    Piso.
    Parede.
    Fogão.
    Forno.
    Panelas.
    Paredes.
    Área Serviço
    Tanques
    Pisos
    Paredes
    Maquina de lavar
    Banheiros
    Vaso Sanitário
    Assento Sanitário
    Pia
    Box de banho
    Banheira
    Piso
    Parede
    Área Externa
    Garagem
    Piso piscina
    Borda piscina
    Calçadas
    Salas e varandas
    Piso
    Portas
    Empresas alimentícias
    Pallet
    Pisos
    Móveis
    Portas
    Container de transporte interno
    Lixeira
    Banheiros
    Uniformes
    Veículos de transporte
    Laboratório
    Equipamentos de produção
    Esteiras transportadoras
    Silos de produtos acabados
    Silos de matéria prima
    Equipamentos de segurança individual
    Áreas de saúde
    Pisos
    Portas
    Tomadas
    Lixeiras
    Baldes
    Calçados
    Uniformes
    Container de transporte interno
    Banheiros (totalmente)
    Ambulâncias
    Laboratório
    Estetoscópios
    Instrumentos cirurgicos
    Camas
    Capa de colchões
    Restaurante
    Cozinha
    Paredes
    Maçanetas
    Conheça Nanoclean Liquid Glass. Ele é econômico, eficiente e ajuda o que já é belo!
    Att.
    Rúbio Ribas

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner