21.9.11

Dia do Alzheimer - Veja os sintomas da doença

O dia mundial do Alzheimer é em 21 de setembro

Para alertar sobre a doença e como descobri-la a tempo de ser tratada publico um texto com todos os sintomas do Alzheimer, desde os sintomas da primeira fase até os sintomas da quarta fase (fase terminal do mal de Alzheimer).

As áreas mais afetadas pelo mal de Alzheimer são as associadas a memória, aprendizagem e coordenação motora.

Cada paciente com a Doença de Alzheimer é acometido de forma diferente e única. No entanto, existem pontos em comum, por exemplo, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes, os primeiros sintomas são confundidos com o problema de idade ou estresse. Quando a suspeita recai sobre a Doença de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos.

Com o avançar da doença, vão aparecendo novos sintomas como confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória em longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade. Antes do aparecimento dos sintomas, a Doença de Alzheimer vai-se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticada e assintomática durante anos.

A evolução da doença está dividada em quatro fases* (ao clicar em cada uma das 4 fases você será redirecionado ao site da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer).

1. Primeira fase do sintomas do Alzheimer - Sintomas
2. Segunda fase do Alzheimer (demência inicial) - Sintomas
3. Terceira fase do Alzheimer - Sintomas
4. Quarta fase do Alzheimer (terminal) - Sintomas
(obs.: parece que os links acima não estão 'funcionando', site sendo reformulado)

*Muitas vezes não é possível discernir todas as fases da doença, pois um paciente que ainda está na primeira fase já pode apresentar dificuldades de locomoção, por exemplo, e outro paciente que já se encontra em fase terminal ainda fala com fluência (embora possam ser frases sem sentido nenhum e até mesmo xingamentos).

Fonte|Créditos: ABRAZ

Leia tudo o que já foi escrito sobre o Mal de Alzheimer (incluindo tratamentos e formas de evitar a doença)

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner