28.9.11

Diet e Light: Proteste Saúde compara ingredientes desses produtos

RIO – Na edição de outubro da revista Proteste Saúde foi feita uma comparação entre os rótulos de alimentos diet, light e normal de várias marcas. Em geral as versões light e diet cumprem o prometido e contêm menos açúcar e gordura.

Mas atenção: para quem não tem problema de saúde como diabetes ou colesterol alto, a substituição nem sempre compensa. Além de mais caros, esses produtos contam com algumas substituições perigosas. No caso dos alimentos diet, o açúcar é trocado por edulcorantes (sucralose, aspartame, sacarina, ciclamato e frutose) e até aí tudo bem.



Já no caso da gordura, a troca é feita por substâncias de base proteica (derivados da proteína do leite, do soro do leite e dos ovos), lipídica (caperina, salatrim e olestra) e, às vezes, carboidratos (amido e maltodextrina).

O problema é que esses substitutos da gordura podem modificar a textura, o sabor, a cor e a aparência dos produtos e, para não afetar a aceitação por parte dos consumidores, são acrescentados proteínas, agente estabilizantes, emusificantes, quelantes e fibras – que retêm muita água e aumentam a umidade do produto.

Outro alerta do teste é em relação aos alimentos diet: eles não são menos calóricos e sim feitos para quem não pode ingerir algumas substâncias, como açúcar, gordura ou sódio. Ao tirar esse ingrediente da fórmula, os fabricantes substituem por outro correspondente, não necessariamente menos calórico. Os alimentos light, esses sim apresentam uma redução de no mínimo 25% no valor calórico e podem ser consumidos por quem quer perder peso.
Fonte: O Globo

Diet X Light: Entenda a diferença
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner