30.9.11

Listeriose, sintomas e tratamentos

A recente contaminação por uma bactéria que causa a listeriose nos EUA está fazendo muitas pessoas perguntarem:

O que é listeriose?

A listeriose é uma doença rara, mas muito grave, causada, usualmente, pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes. A incidência da listeriose tem aumentado nos últimos anos, assim como a população de risco para esta infecção.

Listeriose, sintomas

Os sintomas da listeriose são
- febre persistente,
- sintomas gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreias,

Se a infecção passar para o Sistema Nervoso, podem ocorrer sintomas como
-dores de cabeça,
-rigidez no pescoço (torcicolo),
-confusão mental,
-perda de equilíbrio
-convulsões.

Sintomas da listeriose em grávidas

Nas grávidas, a infecção ocorre geralmente no terceiro trimestre de gestação e os sintomas confundem-se com os de uma síndrome gripal - febre, arrepios, dores musculares, dores de cabeça, diarreia, entre outros. Na maioria dos casos uma grávida com listeriose não tem manifestações da infecção. Pode, no entanto, transmitir a infecção ao bebê.

Listeriose, tratamentos

A listeriose pode ser tratada com antibióticos. Quando a infecção ocorre durante a gravidez, este tipo de tratamento, frequentemente, impede o desenvolvimento da doença no feto ou no recém-nascido. Recém-nascidos com listeriose podem ser tratados com os mesmos antibióticos que os adultos; no entanto, o tratamento só é administrado quando se tem a certeza do diagnóstico. O mesmo sucede com os restantes grupos de risco: doentes e idosos.

A listeriose é tratada com penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. Recomenda-se a pacientes alérgicos à penicilina o uso de Trimetoprim/Sulfametoxazol.

FONTE:
Este texto tem créditos da www.esb.ucp.pt
Saiba mais informações sobre a listeriose aqui.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner