23.9.15

Meningite: Sintomas e sinais iniciais em todas as idades

Conheça os sintomas da meningite, pois se apresentar alguns desses sintomas você ou alguém da sua família pode estar com meningite e deverá procurar atendimento médico com urgência.

Meningite Sintomas

  • Sintomas da meningite em bebês de até um mês:
Irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e, além disso a moleira fica estufada, como se houvesse um galo na cabeça da criança;

  • Sintomas da meningite acima desta idade e até 5 anos:
Além dos sintomas da meningite em bebês a criança ainda tem dificuldades de movimento da cabeça;

  • Sintomas da meningite a partir dos cinco anos:
Febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.


Mas saber quais os sintomas da meningite resulta em uma outra pergunta...

O que é meningite?


A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges (veja foto abaixo). A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.

Meninges

 Meningite, causadores (agentes etiológicos)


Vários são os agentes etiológicos: Bactérias (como Homophlus influenzae, Naesseria Meningitidis, Esteptococos pneumoniae, meningogoco C entre outros), vírus, fungos e parasitas. Podemos ver os agentes causadores através da Bacterioscopia.

Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.




A bactéria entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sanguinea. A partir daí a bactéria pode seguir os caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (bacteremia), causando uma infecção generalizada conhecida como septicemia. [Hospital Santa Lucia] [foto-Neuroanatomy]

Veja também as Vacinas contra meningite.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner