19.9.11

Por que os dedos enrugam na água? Teorias tentam explicar o fenômeno

Várias teorias tentam explicar por que os dedos enrugam na água depois de muito tempo em contato com a água?

Teoria da absorção de água


A antiga explicação para esse fenômeno é que nossos pés e mãos absorveriam a água após um longo período submersos. Mas há vários problemas nessa teoria.


Primeiro: por que somente nossos dedos das mãos e dos pés ficam enrugados? Segundo: por que isso é um traço tão incomum entre os mamíferos? Apenas humanos e macacos ficam com as mãos enrugadas.

Além de tudo isso, se o enrugamento acontecesse apenas por osmose, como explicar o fato de que essas rugas não aparecem em pessoas com problemas de nervos nas mãos ou nos pés?

Teoria fundamentada na evolução

O enrugamento dos dedos dos pés pode servir como uma forma de aderência a superfície, semelhante a pneus que se adaptam a grama, terra, água, e por aí vai. Nossos pés seriam uma espécie de “chinelo” natural, e isso pode ter surgido em decorrência da evolução.

Há vários indícios que fundamentam essa teoria, como o fato do enrugamento acontecer diferentemente de pessoa para pessoa. Isso porque o processo parece estar ligado ao sistema nervoso, e não ser apenas uma reação física. Dedos das mãos e dos pés de várias pessoas com problemas nos nervos não se enrugam, por exemplo.

Existem outras dúvidas sobre a explicação habitual do enrugamento. Por exemplo, se andássemos descalços na grama úmida ou molhada, o efeito deveria ser o mesmo de quando você está submerso na água, teoricamente. Além disso, a água poderia fazer com que nossas mãos e pés se enchessem tanto quanto um balão, se o sistema nervoso não estivesse envolvido no processo.

Em uma publicação científica recente, foi argumentado que os dedos das mãos e dos pés se enrugam por dois motivos: criação de canais que ajudam a drenar a água para fora e para fornecer resistência contra o chão escorregadio. Em algumas pessoas, o enrugamento aparece no pé molhado inteiro, sendo ainda mais seguro contra escorregões.

Mas afinal, porque os cientistas se interessaram na investigação dessa área? Negócios, é claro. Com a evolução desse projeto, fabricantes de calçados e pneus podem descobrir novas habilidades e tecnologias baseadas no corpo humano. Quem sabe, em breve, surjam Havaianas que realmente nos impeçam de escorregar. (MSN)

Nova teoria para dedos das mãos e dos pés enrugados: É graças à tração.

O novo estudo sugere que os dedos enrugados realmente fornecem drenagem para a água, de modo a garantir maior tração, assim como os pneus de um carro.

Ao examinar os dedos encharcados de 28 pessoas, cientistas descobriram que cada dedo mostrou um padrão semelhante de rugas, como canais desconexos que divergem um dos outros assim que eles tomam mais distância da ponta dos dedos. Isso permite que a água escorra mais eficientemente dos dedos quando eles são pressionados contra um objeto, dando mais área de superfície e um aperto mais firme.

Claro, isso tudo é apenas uma teoria e os cientistas ainda precisam estudar se as rugas realmente proporcionam uma melhor aderência, e entender o porquê essa característica existe em tão poucas espécies.

Ainda assim, esse é um passo importante para responder a pergunta que todos nós já nos perguntamos quando éramos crianças: Por que os dedos enrugam na água? – e que provavelmente poucos adultos souberam nos responder. Fonte e Foto: popsci
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:

  1. Pensei na possibilidade da relação postural de humanos e macacos com a circulação/pressão sanguínea nas extremidades, a submersão em água mudaria a pressão externa recebida pelo corpo... Poderia ter alguma influência.. enfim..

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner