21.8.14

Fonoaudiologia pode atenuar marcas de expressão

Excesso de tratamentos estéticos invasivos para atenuar marcas de expressão pode ser prejudicial à saúde e trazer diversos transtornos.

A busca por uma estética perfeita vem se tornando cada vez mais comum e a eliminação dos sinais da idade é quase obrigatória a muitas mulheres. A possibilidade de se “comprar” uma aparência mais jovem trouxe um aumento significativo de pessoas aderindo a procedimentos invasivos, muitas vezes em excesso.


Assim como a possibilidade de moldar o corpo e torná-lo mais saudável através de exercícios físicos, o rosto também possui músculos que, quando trabalhados de maneira correta, proporcionam a atenuação e prevenção de rugas.


A fonoaudióloga Valesca Resende desenvolve um tratamento não invasivo, a Fonoaudiologia Estética Facial, com exercícios que buscam o equilíbrio muscular. De acordo com a especialista, a repetição de hábitos inadequados nas funções orofaciais – fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição – traz assimetrias e marcas no rosto. A técnica é capaz de prevenir rugas e flacidez, além de atenuar as já existentes: “A eliminação nas marcas de expressão é uma consequência, o processo busca readequar as funções trazendo qualidade de vida e um rosto saudável”, explica a especialista.

O tratamento vem como alternativa eficiente a pacientes que não têm indicação para cirurgias plásticas. Em excesso, elas podem ser prejudiciais à saúde e até mesmo à própria estética, quando não tomado o devido cuidado. A compulsão pelas intervenções pode, em casos extremos, ocasionar o Transtorno Dismórfico ou Dismorfobia, uma síndrome de distorção de imagem, na qual há a busca incansável por uma aparência inatingível.

A Fonoaudiologia Estética inclui exercícios, alongamento, relaxamento e fortalecimento da musculatura. O procedimento não tem contraindicações, mas há a necessidade de uma avaliação prévia com cada paciente. É recomendado para pessoas a partir dos 25 anos que desejam prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce.

“Todas as regiões da face e do pescoço respondem bem ao tratamento e o resultado é uma musculatura mais firme e com os sinais bastante reduzidos, ou invisíveis”, explica Valesca. Além disso, a fonoaudióloga desenvolve um importante trabalho de conscientização junto ao paciente para adequar as alterações faciais e evitar que os problemas diagnosticados continuem desequilibrando a sua aparência.

Para contrabalancear a musculatura do rosto, além dos exercícios faciais, a especialista utiliza uma série de técnicas auxiliares, como a acupuntura e a drenagem linfática. A duração do tratamento varia de acordo com o diagnóstico, o que proporciona um cuidado individualizado.

A especialista- Valesca Resende é fonoaudióloga e mestre em Saúde pela Unifenas (MG), especializada em Alterações Sensório-Motoras (USP-SP) e em Motricidade Orofacial (CEFAC-MG), com aperfeiçoamento em Dermato-Funcional (IMAM-MG). Foi pioneira no desenvolvimento da fonoaudiologia estética facial, tratamento que consiste na avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que contribuam para o envelhecimento facial. A harmonia e a saúde da face estão relacionadas a funções fundamentais do organismo, como respiração, mastigação, deglutição, fala e sucção. As técnicas da fonoaudiologia estética facial trazem como resultado, tanto a atenuação de rugas, como a prevenção do envelhecimento.

Assista os exercícios no vídeo abaixo:
"O exercício trabalha a musculatura do rosto, do pescoço e do colo. É indicada para pessoas com mais de 25 anos, nesta fase é possível trabalhar a prevenção. Assista ao vídeo e veja como tonificar a sua face. Confira na reportagem de Adriane Zimerer, na web TV Minha Vida."



Fonte: Saúde da Mulher

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner