13.10.11

Pessoas muito brancas precisam de mais vitamina D, sugere estudo

Um estudo revela um dado de saúde curioso, mas previsível. Pessoas de pele muito branca, precisam de um maior aporte de vitamina D

Segundo pesquisadores britânicos, pessoas de pele muito branca, obviamente, não podem gastar muito tempo no sol sem ficarem queimadas – e isso significa que elas não estão recebendo luz solar suficiente para fazer uma quantidade adequada de vitamina D.


sol vitamina DDas 1.200 pessoas estudadas, 730 tinham níveis muito baixos de vitamina D. Os cientistas descobriram que os níveis ideais de vitamina D ocorreram quando os participantes relataram seis horas por dia de exposição ao sol.

A quantidade ideal é 60nmol/L, mas, basicamente, níveis mais baixos significam que você está mais propenso a ter doença de coração, e menos propenso a sobreviver ao câncer de mama se desenvolvê-lo.

Segundo a principal autora do estudo, Julia Newton-Bishop, as pessoas de pele clara que vivem em climas como do Reino Unido (sem muito sol, com dias em sua maioria úmidos e cinzas) estão em um risco especial de nível de vitamina D muito baixo. Fonte: The body odd

Você tomaria suplementos de vitamina D?


Comentário Renata Fraia - Saúde com Ciência: Eu sempre achei que era um tanto quanto óbvio que pessoas que não podem tomar muito sol teriam, evidentemente, menores níveis de vitamina D. E é por isso, que eu, que tenho dores de cabeça quando me exponho ao sol, me obrigo a fazê-lo, nas horas em que o sol não está tão intenso. Dessa forma, procuro consumir ovos (com moderação), salmão e sardinha (em lata também serve) para não ter problemas. E ainda encontramos a vitamina D em boa quantidade em óleos de fígado de peixe (e quem toma isso?, eca!) e em bem menor concentração na carne, no leite, na manteiga e no abacate em menor quantidade ainda.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner