17.10.11

Relação entre fumo e menopausa precoce

Mulheres que fumam podem sofrer de menopausa precoce, pois podem atingir a menopausa cerca de um ano mais cedo do que aquelas que não fumam, de acordo com um estudo que também observa que uma menopausa precoce também pode influenciar o risco de perda óssea e doenças cardíacas.

O estudo, que foi publicado no 'journal Menopause', reuniu dados de diversos estudos anteriores, que incluiram cerca de 6.000 mulheres nos Estados Unidos, Polônia, Turquia e Irã.



Não-fumantes chegam à menopausa entre as idades de 46 e 51, em média. Mas em dois dos estudos, as fumantes eram mais jovens quando atingiam a menopausa, entre 43 e 50 em geral.

Durante a menopausa, os ovários de uma mulher deixam de produzir óvulos e ela não pode mais engravidar.

"Nossos resultados dão novas evidências de que fumar é significativamente associado com a menopausa precoce e forneceram ainda outra razão para as mulheres para evitarem esse hábito", escreveu o autor do estudo, Volodymyr Dvornyk, da Universidade de Hong Kong.

Dvornyk e seus colegas também analisaram cinco outros estudos que utilizaram uma idade de corte de 50 ou 51 para as mulheres do grupo em "início" e menopausa "tardia". Dos mais de 43.000 mulheres em que a análise, as mulheres que fumavam eram 43 por cento mais prováveis ​​do que os não fumantes de ter menopausa precoce.

Menopausa precoce e menopausa tardia tem sido associadas a riscos para a saúde. Mulheres que têm menopausa tardia, por exemplo, têm mais riscos de desenvolver câncer de mama porque um fator de risco para a doença é mais tempo de exposição ao estrogênio. Enquanto você menstrua, significa que seus níveis de estrogêneos estão elevados.

Doenças associadas a menopausa precoce
"O consenso geral é que a menopausa precoce tende a ser associada com o maior número e maior risco de problemas de saúde na pós-menopausa, como osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, obesidade, doença de Alzheimer, e outros", Dvornyk disse à Reuters Health em um e-mail .

De modo geral, acrescentou, menopausa precoce também é pensado para levantar um pouco o risco de uma mulher da morte nos anos seguintes.

Leia também: alimentos para menopausa e tpm

Por que fumar está associado à menopausa precoce?
Há duas teorias para o porquê de fumar pode significar o adiantamento da menopausa, disse Jennie Kline, uma epidemiologista da Escola da Universidade de Columbia Mailman de Saúde Pública, em Nova York.

Fumar faz ter um efeito sobre como os corpos das mulheres produzem o estrogênio. Alternativamente, alguns pesquisadores acreditam que certos componentes da fumaça do cigarro pode matar os óvulos, acrescentou Kline, que não esteve envolvido no estudo.

Dvornyk e sua equipe não tinham informações sobre quanto tempo as mulheres tinham sido fumantes ou quantos cigarros fumavam todos os dias, dessa forma sua equipe não poderia determinar como um desses fatores pode ter afetado a idade da menopausa.

Por essa razão, e uma falta de dados sobre a saúde e outros fatores de estilo de vida ligados à menopausa, a análise pode não ser suficiente para resolver questões remanescentes sobre a relação entre tabagismo e menopausa, disseram.

Outros fatores que podem adiantar a menopausa
Bebidas alcoólicas, obesidade e se as mulheres já deram à luz podem também desempenhar um papel na  idade em que atingem a menopausa, mas as evidências para esses fatores que não o fumo têm sido mistas, afirmou Kline.

Também é possível que os mesmos fatores que influenciam a idade da menopausa pode determinar se as mulheres têm problemas com a infertilidade ou não, ou quão tarde eles podem engravidar.

Ainda assim, disse Kline: "Há razões muito mais consistentes para parar de fumar do que se preocupar com a menopausa." [Reuters]

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner