29.1.16

Você come ao menos 5 porções de vegetais por dia?

Quando uma pesquisa recente revelou que o ideal para a manutenção da saúde é comer 8 porções diárias de vegetais (legumes, verduras e frutas), mas que ingerir pelo menos 5 porções já seriam benéficas, o primeiro pensamento que me ocorreu foi: "Eu, certamente, consumo no mínimo 5 dessas porções".

Contudo, esse pensamento não me saía da mente, já que sou tão preocupada com minha alimentação - confesso que, às vezes sou até um pouco neurótica com isso - e decidi passar a contar a quantidade de frutas, legumes e verduras que eu consumia diariamente.

Legumes e verduras eu adoro desde sempre. Sabe aquele comercial em que o menino adora brócolis? Eu era exatamente assim... Mas devo confessar que nunca gostei muito de frutas, mas me obrigo a comer.

Como disse, passei a contar o quanto de vegetais comia e, para minha surpresa, em alguns dias eu contei 3 porções, em outros 5, em alguns 2 porções e, pasmem, teve até dia que contei 0 (zero), esses últimos foram em finais de semana. Pensei comigo: "Vou ter de rever isso".

Planejei que terei que comer pelo menos 1 fruta do momento em que acordo até as 10:00. Me obrigo a fazer isso e às vezes até como 2, mesmo sem nenhuma vontade de comer. Hoje, por exemplo, já são 11:20h e pela manhã comi 4 morangos e às dez horas comi uma maçã.

comer 5 porções de vegetais por dia

Com relação às saladas e aos legumes é muito fácil para mim, já que gosto muito, mas se você não gosta ou não tem o hábito de comê-los, não se obrigue a comer vários no mesmo dia, vá acrescentando-os à dieta aos poucos. Eleja os primeiros àqueles de que você menos deteste e misture a alimentos que você goste. Por exemplo, rale cenoura no arroz, acrescente ervilhas à omelete (aliás, omeletes costumam aceitar quase tudo, como tomates, pimentões, repolhos, etc.), enfim, muitos pratos saborosos podem conter "enrustidos" ingredientes saudáveis e que praticamente não alteram o gosto do alimento.

Salsinha e cebolinha, por exemplo, podem ser acrescentados a praticamente todos os pratos, como saladas, legumes refogados, arroz e feijão. Muitas vezes coloco folhas inteiras de salsinha no final do cozimento do arroz e elas ficam deliciosas e a gente sabe o quanto elas são saudáveis.

Gosta de orégano? Que tal acrescentá-lo aos tomates regados no azeite. Um jeito saborosíssimo de comer tomates a moda italiana.

Artigos relacionados
  1. receitas saudáveis (em meu blog de culinária)
  2. benefícios da salsinha
  3. orégano, benefícios

Muitas pessoas não gostam de verduras, mas adoram comer pão com linguiça e vinagrete em churrascos. Taí um outro jeito de você estar consumindo uma salada variada, afinal o vinagrete costuma conter pelo menos, tomate, pepino, pimentão, cebola e salsinha e cebolinha.

Ao consumir feijoada, NÃO dispense a couve e a laranja...

Sucos com frutas naturais podem sim ser considerados como uma porção de vegetal, ora, se você bater no liquidificador 1 maracujá com água, ele não deixará de ser uma fruta só por estar misturado à água.

Enfim, faça um teste e tente contar quantos vegetais você consome por dia e se achar que está comendo menos de 5, saiba que se você se forçar a consumir mais, só estará beneficiando a sua saúde.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner