1.11.11

Quinoa alivia sintomas da menopausa, 2 colheres dos flocos de quinoa bastam

Em um artigo antigo já escrevi sobre os muitos benefícios da quinoa (ou quinua como alguns preferem chamar) e dentre esses benefícios, um deles era aliviar os sintomas da menopausa e TPM devido a sua concentração de magnésio, zinco, ferro e vitamina B. Leia o artigo completo.

Um estudo recente comprova estas propriedades com relação à menopausa. A pesquisa da USP de Ribeirão Preto e da Unesp de Araraquara aponta que a quinoa pode ajudar a combater os efeitos da menopausa, sobretudo aliviando o estresse e a irritação comuns na menopausa (e também na TPM).



Quinua
O estudo envolveu 35 mulheres, com idade média de 57 anos, que consumiram duas colheres de sopa de flocos de quinoa (foto ao lado) diariamente, misturadas em leite, iogurte ou frutas.

Após quatro meses dessa dieta, os exames mostraram redução nas taxas do colesterol ruim (LDL), que pode levar a problemas cardíacos e circulatórios.

Houve também aumento da taxa de anti-oxidantes, que ajudam a prevenir o desgaste das células, o que significa que contribui para diminuir os efeitos do estresse que a menopausa causa no organismo.

Originalmente cultivada nos países andinos, a quinoa é uma semente que ganhou o gosto dos consumidores devido aos benefícios que traz para a saúde. A quinoa pode ser encontrada em grãos, farinha ou flocos.

A quinoa é uma boa fonte de fibras e de proteínas. Tem aminoácidos, que são deficientes nos demais cereais. Além disso, ela é fonte de ômega 3, ômega 6, e outros compostos bioativos, que exercem efeitos benéficos no organismo", explica Flávia Giolo, nutricionista. A porção recomendada pela especialista é a mesma usada na pesquisa: duas colheres de sopa por dia de quinoa.

A secretária Vera Maria Gabaldo inventou uma receita fácil para o café da manhã. Leite, banana e mamão, batidos com duas colheres de quinoa. "Meu colesterol melhorou, o intestino está funcionando melhor, e uma perda de peso que deu pra perceber e também estou mais calma.
Fontes: EPTV, JH

Leia tudo o que já foi escrito sobre:
- menopausa
- TPM
- quinoa
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner