Saúde com Ciência

Saúde e Bem-estar. Escrito por uma Farmacêutica que acredita que 'somos o que comemos' e que para a cura deve-se tratar do corpo como um todo e não de cada órgão em separado

5.12.11

Dieta do Champagne - faz bem e ajuda a emagrecer

Quem diria, o champagne faz bem à saúde e pode até ajudar a emagrecer.

Uma nova dieta que está sendo chamada Dieta do Champagne chega em boa hora, nas proximidades das festas de fim de ano.



Benefícios do champagne
Rica em polifenóis, o espumante protege o coração e o cérebro e reduz o colesterol e protege de doenças como Alzheimer e Parkinson. O consumo de até duas taças por dia está liberado.

O champanhe ajuda a perder peso?
Segundo o jornal britânico Daily Mail, a Dieta do Champanhe incentiva a ingestão de duas taças ao dia, inseridas em um cardápio equilibrado, de até 1400 calorias diárias.

O champagne tem apenas 91 calorias por taça (há bebidas que chegam a 200 calorias). De acordo com Elisabeth Weichselbaum, pesquisadora da British Nutrition Foundation, a maioria das dietas proíbe a ingestão de álcool e chocolate, mas não há necessidade. A cientista explica que permitir a ingestão destes alimentos pode ter um poderoso efeito psicológico na manutenção da dieta.


Champanhe faz bem ao cérebro e coração, dizem pesquisadores
Pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, em parceria com a Università degli studi di Cagliari, na Itália, constataram que o champanhe pode fazer bem ao coração, cérebro e circulação sanguínea. A bebida é rica em polifenóis, substância que dilata os vasos, controlando a pressão arterial e craniana.

Os cientistas perceberam que o consumo de champanhe é capaz de reduzir o mau colesterol, diminuir a incidência de derrames e ataques cardíacos, além de proteger o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

A pesquisa tomou como base os polifenóis presentes no vinho tinto*, fabricado com as uvas pinot meunier, pinot noir e chardonnay, as mesmas utilizadas na produção do champanhe. Para aproveitar os benefícios do champanhe sem comprometer a saúde, os cientistas recomendam o consumo de duas taças da bebida por dia.

Segundo recomendações da American Heart Association, quem não costuma ingerir bebidas alcoólicas não deve inserir o champanhe na rotina pensando nos seus benefícios, já que dieta e exercícios físicos trazem mais benéficos à saúde do que os potenciais efeitos positivos dos polifenóis presentes na bebida.

* Esta constatação já me pareceu óbvia desde o início da leitura. Se o vinho faz bem, o champagne fabricado com as mesmas uvas também faz.

Fonte: GNT
Foto: Flickr
O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.
publicidade:
O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta médica.
Você irá gostar de ler também:

0 comentários:

Últimos artigos