27.11.14

Evite até 40% do risco de câncer pela alimentação


Sabia que até 40% dos casos de câncer podem ser evitados com alguns hábitos saudáveis, como a alimentação saudável, por exemplo?

Não fumar, se alimentar com frutas, verduras e demais vegetais comestíveis, como o brócolis, que tem o anticancerígeno sulforafano, acrescentar à salada óleos vegetais, mas principalmente o azeite e o óleo de girassol, as margarinas sem gorduras trans (que alguns gostam de chamar de creme vegetal) e procurar praticar exercícios físicos regularmente são os principais fatores preventivos do câncer.

Evitar o risco de câncer pela alimentação
evite a carne vermelha gorda

Particularidades...

Câncer de estômago


Evitar consumir carne vermelha gordurosa que tem substâncias cancerígenas, como o alcatrão (que já fiz um artigo exclusivo sobre ele), por exemplo. Consumir menos sal também é importante.

Câncer de intestino


Alimentos pobres em fibras, fazem com que as toxinas da gordura da carne vermelha fiquem por ali, prejudicando-o. Frutas ricas em vitamina C são poderosíssimos antioxidantes, além das frutas vermelhas e alaranjadas pelo caroteno e pelas antocianinas (nos vegetais vermelhos), também antioxidantes.

Câncer de próstata e de mama


Excesso de gordura animal, aumenta a testosterona que pode aumentar o câncer de próstata e aumento de estrogênio no câncer de mama. Consumir brócolis pode evitar ou até tratar o câncer devido a substância sulfurona. Consumir tomate que é rico em licopeno ajuda a prevenir o câncer de próstata. A goiaba também tem licopeno. A soja desempenha fator antitumoral e antioxidante devido às isoflavonas e lecitinas, sobretudo na prevenção do câncer de mama.

Tumores de esôfago, laringe e garganta em geral


Não beber álcool é fator importante para evitar estes tipos de câncer. Consuma peixes como atum, sardinha e salmão, pois o Ômega3 diminui riscos desses tipos de câncer.

Câncer de boca


Um estudo de uma universidade brasileira, comprovou que consumir pelo menos 14 porções de arroz com feijão por semana diminui em 60% os riscos de câncer de boca.

Artigos relacionados:

-Quanto de gordura as frituras absorvem
-Batatas fritas: calorias e gordura
-O que são gorduras trans
-O que são gorduras insaturadas
-O que são gorduras saturadas
-O que são superalimentos?
-Dieta do mediterrâneo para a saúde cardíaca
-Evite 40% do risco de câncer pela alimentação
-Alimentos que fazem bem ao coração
-Feijoada vegana-receita
-Azeite de oliva em fritura
-Óleo de abacate
-Alimentação dos esquimós
-Vitamina E
-Alimentos que baixam o colesterol ruim

As informações acima foram ditas pela oncologista Fernanda Capareli e pelo especialista em aparelho digestivo Fábio Atui, que estiveram no programa BemEstar/Globo.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:

  1. Excelentes recomendações nesses tempos onde as pessoas consomem cada vez mais alimentos industrializados.

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner