8.12.11

Nascidos muito prematuros podem ter menor capacidade mental

Os jovens que nasceram muito prematuramente, embora sem qualquer comprometimento cerebral grave, ainda assim podem não ser tão mentalmente capazes, sugere uma pesquisa.

Um estudo feito na Universidade de Helsinki, na Finlândia, investigou a relação entre o nascimento muito prematuro, sob condições adversas, e as faculdades mentais no início da vida adulta.

Conclusão:
Nascer antes do tempo, apesar de não causar deficiências cerebrais, tende a reduzir a capacidade mental das pessoas.

O estudo: Foram acompanhados 208 jovens adultos finlandeses, metade dos quais haviam nascido com muito pouco peso (menos de 1,5 kg), mas se recuperaram e sobreviveram. A partir de alguns experimentos, no entanto, constataram que os prematuros apresentaram menores índices de atenção, memória, além de um menor QI, de maneira geral.

Nos Estados Unidos e na Europa, está em teste um novo tipo de educação suplementar para pessoas que apresentam dificuldades cognitivas. Este método, chamado de “educação remedial”, é concebido para ser aplicado depois do Ensino Médio, e era essa a faixa etária dos participantes da pesquisa.

A ideia da educação remedial, segundo os pesquisadores, seria amenizar uma diferença que se cria naturalmente entre os prematuros e os nascidos no tempo certo, embora essa “desvantagem” nem sempre seja tão grande assim.

A equipe que conduziu o teste recomenda, além disso, que os pais de bebês nascidos com baixo peso procurem especialistas, que possam ajudar a estimular o cérebro dos filhos, ainda na primeira infância.

Leia mais sobre Saúde Mental.

Fonte: Reuters

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a).
    O Ministério da Saúde lançou a campanha “Médicos Perto de Você” com o objetivo de estimular médicos residentes a trabalharem no interior do país, pois assim vamos melhorar a qualidade de vida de todo o Brasil sem distinção de região. Você não acha?
    Faça parte você também dessa campanha. Precisamos incentivar os novos médicos nessa caminhada.
    Saiba mais sobre o assunto através do site: www.medicospertodevoce.com.br. Lá, você poderá conferir depoimentos de médicos que construíram carreira sólida no interior do país e muito mais.
    Caso tenha interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado,
    Ministério da Saúde
    Faça contato conosco!

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner