16.8.16

Check-up personalizado para cada paciente

Conheça um programa de check-up personalizado de acordo com os hábitos de vida do paciente.

É consenso entre médicos que os programas de check-up devem ser personalizados. Com isso, as clínicas criam protocolos diferenciados.

No Vita Check-Up Center, na Barra, o cliente pode optar pelo Top Saúde, mas completo, ou apenas fazer exames para praticar atividade física e esportes em segurança, como o programa Fitness, que inclui avaliações laboratorial com 15 exames, cardiológica, com eletrocardiograma em repouso e prova de esforço computadorizada; orientação nutricional, análise postural, respiratória, radiológica e clínica.

No próprio site da clínica (www.vitacheckup.com.br) tem links para os testes de avaliação de peso corporal, risco coronariano e estresse emocional.

— Hoje o objetivo do check-up é a promoção da saúde — comenta o médico Antonio Carlos Till, diretor do Vita Check-Up Center.

Ele lembra que numa pesquisa realizada a partir de dados de cerca de sete mil clientes, na faixa de 40 anos, de ambos os sexos, submetidos a exames de check-up na clínica, 42,6% dos homens e 54,6% das mulheres sofriam de estresse excessivo. Em relação à pressão arterial, a equipe médica do Vita Check-Up Center constatou que 26,7% dos homens e 22,4% das mulheres apresentavam níveis elevados de hipertensão. E cerca de 10% em ambos os sexos estavam com pré-hipertensão, revela Till. O levantamento mostrou ainda que 65% dos homens estavam acima do peso ou obeso.

Números semelhantes aos encontrados em pesquisas realizadas na Med-Rio Check-Up. Numa revisão de 60 mil exames, apurados de 1990 a 2011, 70% dos homens e 55% das mulheres apresentaram altos níveis de estresse, e pelo menos 40% tinham alto teor de gordura no sangue, comenta o médico Gilberto Ururahy.

Para tentar prevenir o máximo de problemas de saúde, a bateria de exames da Med-Rio inclui análise de urofluxometria, que quantifica o jato urinário em mililitros por segundo, e ajuda a saber se a próstata está aumentada; mamografia digital e tomografia coronariana com análise de escore de cálcio. Este último teste avalia a quantidade de cálcio nas artérias do coração, dado que indica relação direta com a presença de placas de gordura ou ateromas nas artérias do coração.

— O check-up médico tornou-se ferramenta de segurança pessoal, familiar e empresarial — afirma Ururahy.

O check-up do Hospital Pró-Cardíaco, com maior foco em doenças cardiovasculares e câncer, também oferece a tomografia cardíaca com escore de cálcio, doppler de carótidas, mais ultrassom de prósta, abdômen, transvaginal e de sistema urinário. E os médicos pedem ainda uma ampla investigação laboratorial, incluindo dosagens de enzimas especificas do fígado.

— Não é preciso viajar a São Paulo para se submeter a um bom check-up — afirma a médica Lúcia Pimenta, do Pró-Cardíaco.

Já a médica Danielli Haddad Syllos Dezen, responsável pelo setor de check-up, do Sírio-Libanês, diz que uma vantagem de se fazer exames num hospital é a maior facilidade de acessos a recursos humanos e tecnológicos.

— No Sírio-Libanês não há mistura entre pacientes hospitalizados com os demais, criando assim agendas diferentes e conforto a ambos. Na necessidade de exames mais sofisticados, temos o Centro Diagnóstico, onde exames mais complexos como tomografia de coronárias, ressonância cardíaca, endoscopia e colonoscopia para câncer de intestino podem ser realizados. E numa emergência, o pronto atendimento encontra-se no mesmo andar — acrescenta a médica.

No Hospital Israelita Albert Eistein Exemplos a customização do check-up leva principalmente em conta riscos individuais, dependendo da avaliação médica, explica o cardiologista Antonio G. Laurinavicius, da Unidade de Medicina Preventiva do hospital. Por exemplo, para fumantes se faz a prova de função pulmonar e tomografia de tórax. Para hipertensos, pode-se pedir ecodopplercardiograma e exames de urina para ver a taxa de microalbuminúria. A presença de albumina é um sinal de um dano no rim; além de análise de sódio, potássio, ureia e creatinina, também para função renal. Outra medida importante é avaliar se o cliente apresenta comportamento de risco para doenças de transmissão sexual, incluindo hepatites e Aids. Elas podem ser detectadas em exames de sangue.

Testes avaliam funcionamento do organismo e danos em fase inicial. Conheça os check-ups personalizados:
  • Eletrocardiograma em repouso: Mostra a atividade elétrica do coração e sugere problemas no metabolismo.
  • Teste ergométrico em esteira: Avalia a resposta cardiovascular em esforço.
  • Ecocardiograma: Faz análise anatômica (diâmetro e espessuras) e funcional (fluxo de sangue) do coração.
  • Radiografia de tórax: Para avaliar os pulmões e as estruturas ósseas do tórax.
  • Endoscopia digestiva: Para investigar doenças de esôfago, estômago e duodeno.
  • Ultrassom: Para exames de abdômen, pelve, carótida, tireoide e mamas, além de exames urológicos e ginecológicos, incluindo mamografia.
  • Retossigmoidoscopia: Investiga as doenças do reto e intestino.
  • Função pulmonar: Avalia a capacidade respiratória.
  • Audiometria: Detecta perda de audição.
  • Check-up dos olhos: Diagnostica alterações na vista, vícios de refração, glaucoma.
  • Tomografia com escore de cálcio: Mostra o início de obstruções em artérias.
  • Índice tornozelo-braquial: Medidas da pressão arterial nos quatro membros para detectar aterosclerose precoce.
  • Angiorressonância de crânio: Mostra lesões vasculares intracranianas. Indicado a partir de 40 anos.
  • Hemograma completo: Para ver taxas de colesterol, triglicerídeos, enzimas hepáticas, medidores de risco de doenças sexualmente transmissíveis, níveis hormonais e marcadores inflamatórios.
  • Exames laboratoriais: Fezes (para investigar parasitas e sangue oculto) e urina (para detectar infecções e doenças renais).
  • Testes genéticos: Exames especiais de sangue ou de material especialmente coletado para medir riscos de doenças hereditárias.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner