Publicidade

21.7.14

Necrose, o que é

Ads
De uma maneira fácil de entender para o leigo, o que é necrose, trata-se da morte de um tecido (necrosar, tecido necrosado) ocasionada de maneira geral quando ocorre a falta de circulação sanguínea na região afetada.

O tecido necrosado tem a tendência de expandir, atingindo os tecidos mais próximos. Neste caso há medicações especificas ou até a remoção do tecido necrosado, como a amputação por exemplo. Veja explicação mais detalhada:

Necrose, o que é?


Necrose é o estado de morte de um tecido ou parte dele em um organismo vivo que ocorre quando as células desse tecido já morreram. A necrose é sempre um processo patológico e desordenado de morte celular causado por fatores que levam à lesão celular irreversível e conseqüente morte celular.

Necrose, o que é
Necrose, o que é?

Alguns exemplos destes fatores são hipóxia/isquemia, agentes químicos tóxicos ou agentes biológicos que causem dano direto ou desencadeiem resposta imunológica danosa, como fungos, bactérias e vírus. A necrose pode ser diferenciada em vários tipos, e cada um está associado a determinado tipo de agente lesivo e determinadas características teciduais após a necrose.

1 Tipos de necrose

1.1 Necrose de Coagulação ou Isquêmica
1.1.1 Características visíveis ao microscópio óptico
1.2 Necrose de Liquefação
1.2.1 Achados à microscopia óptica
1.3 Necrose Caseosa
1.3.1 Achados ao microscópio óptico
1.4 Necrose Fibrinóide
1.5 Necrose Gangrenosa
1.6 Necrose Gordurosa
1.6.1 Achados histológicos
1.7 Calcificação Distrófica
 
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

Nenhum comentário: