17.3.12

Dia nacional dos animais - 14 de março

14 de março: Dia Nacional dos Animais e da Poesia

Pra quem tem ou já teve um animal em casa, não fica difícil associar animais e poesia. Os animais constantemente nos proporcionam experiências que vão além da lógica e da compreensão racional. Quem já trocou um olhar profundo com seu cão ou gato sabe do que estamos falando.



É claro que esses dois dias não caem na mesma data propositalmente, mas é interessante ver o que uma coincidência pode nos fazer pensar. A poesia é uma das formas últimas de expressão da beleza e da criatividade humana, onde em palavras é possível dar forma a sentimentos e emoções, dos tipos mais profundos e singelos.

Da mesma forma, quem tem o prazer de conviver próximo a um animal, seja ele doméstico ou silvestre, seja em casa ou de relance em uma praia ou mata, parece poder viver o que os poetas mais audaciosos tentam transpor em suas linhas. Os animais são a expressão da vida em suas múltiplas formas, são beleza e, também, preocupação.

Hoje é um dia em que devemos ir além do subjetivismo, devemos usar esta data para refletir sobre o estado em que estão todos os animais, em todo o mundo, e o quanto disso pode-se controlar ou reverter. Existem estimativas, por exemplo, de que para cada cachorro dentro de casa, existe outro na rua. Existem outras tão alarmantes, como é o caso da enorme quantidade de anfíbios em extinção, mamíferos de pequeno e grande porte que estão desaparecendo, aves que são apenas encontradas em criadouros e peixes, como o atum, que estão com seus dias contados.

Cuidar dos animais ( ver saúde animal) é cuidar da natureza, um não existe sem o outro. Em tempos de debates sobre o código florestal, ocupação de hidroelétricas, além da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que se aproxima, se faz necessário lembrar à sociedade de que somos uma forma de vida, entre milhares de outras que dividem este mesmo planeta conosco. Todos têm sua importância e seu direito à Vida.

Novos compromissos políticos são necessários para garantir um verdadeiro sentido de sustentabilidade, onde todas as formas de vida têm seu espaço e seu papel. O Instituto MAPAA – Meio Ambiente e Proteção Animal defende esta posição e está à disposição para somar forças pelos animais, pelo meio ambiente, pela vida.

Mikael Peric de Freitas
Diretor de Meio Ambiente – Instituto MAPAA

https://www.facebook.com/InstitutoMAPAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner