28.6.16

Dieta Atlântica como fazer

A Dieta Atlântica é um tipo de alimentação saudável que está se tornando popular em Portugal e tem tudo para ganhar seguidores pela Europa e no Brasil.

Os que mais se beneficiarão da dieta atlântica são as pessoas apaixonadas por azeite, um dos principais ingredientes dessa dieta.

A dieta atlântica está tão popularizada que a mesma é o mais recente tema do programa Globo Repórter.

Dieta Atlântica como fazer

E como fazer a dieta Atlântica? Funciona mesmo?


Esta dieta se baseia em diminuir a ingestão de alimentos com muitos açúcares, frituras e alimentos processados, dando maior relevância e estimulando o consumo de vinho durante as refeições, carnes cozidas e assadas.

O azeite, como dito acima, é talvez o principal ingrediente desta dieta e deve ser usado como tempero de saladas e para regar pratos prontos, como o bacalhau por exemplo, mas também para o preparo dos alimentos.

A dieta atlântica nasceu em Portugal onde o alto consumo de azeite é faz parte da cultura de seu povo, a dieta atlântica é muito bem aceita neste país.

Além do azeite, os peixes e os mariscos fazem parte da dieta Atlântica e este conjunto tem trazido bons resultados aos habitantes do norte de Portugal, que já se alimentam desta maneira por motivos culturais.


Legumes cozidos também fazem parte da dieta do atlântico.

"Estudiosos notaram que os indivíduos moradores do norte da Espanha e do norte de Portugal possuem menores chances de desenvolver doenças cardíacas devido a sua alimentação. Quando um indivíduo adota esta dieta por toda a vida há um menor risco de sofrer de diversas doenças como a hipertensão e de problemas cardíacos e também a obesidade."

E se você quiser saber como fazer a dieta atlântica veja a lista dos alimentos a seguir:

CONSUMIR na dieta atlântica

- Azeite
- Legumes cozidos (vagem, cenoura, batata com casca, tomates, beterraba, etc.)
- Carnes MAGRAS cozidas, assadas ou em guizados (carne de panela), mas lembre-se de comer apenas um pedaço de carne magra por dia.
- Peixes e mariscos (prefira Sardinhas e salmão).
- Vinho tinto com moderação

EVITAR na dieta

- Frituras,
- Doces,
- Açúcar

Dica Saúde com Ciência:

Se prestarmos atenção na dieta atlântica podemos notar que ela não é muito diferente da dieta mediterrânea. Além disso, todos os ingredientes da dieta são os que comumente falamos que fazem bem à saúde.

Talvez a única novidade da dieta atlântica é o alto consumo de azeite, mas comum em Portugal e na Espanha do que aqui no Brasil.

E é nisso que consiste minha dica:
Use azeite extra virgem ou Reserva especial para regar os pratos e use azeite comum para cozinhar. Além disso, se você acha o óleo de oliva (azeite) um ingrediente ainda fora da realidade de seu padrão financeiro, considere a possibilidade de comprar óleo de canola para cozinhar ou misturar ao azeite.

O óleo de canola é mais barato que o azeite e tem propriedades semelhantes. Seja inteligente... Leia o rótulo dos óleos ainda no supermercado e surpreenda-se com as semelhanças entre canola e azeite.

Artigos relacionados:
-Quanto de gordura as frituras absorvem
-Batatas fritas: calorias e gordura
-O que são gorduras trans
-O que são gorduras insaturadas
-O que são gorduras saturadas
-O que são superalimentos?
-Dieta do mediterrâneo para a saúde cardíaca
-Evite 40% do risco de câncer pela alimentação
-Excesso de vitamina E sintética
-Alimentos que fazem bem ao coração
-Feijoada vegana-receita
-Dieta mediterrânea reduz mortalidade
-Azeite de oliva em frituras 
-Óleo de abacate
-Alimentação dos esquimós
-Vitamina E
-Alimentos que baixam o colesterol ruim
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner