30.9.15

Chocólatras podem ser mais magros

(Reuters Health)  - Em um novo estudo, as pessoas que comeram chocolate algumas vezes por semana ou mais pesavam menos do que aqueles que raramente entregava no doce.

Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, San Diego (EUA), estudou o efeito da imagem que fazemos do chocolate como um doce que deve ser evitado para quem faz dieta de emagrecimento é verdadeira.

Os resultados surpreendem: Os indícios apontam, justamente, na direção contrária. Seria talvez um convite à criação da dieta do chocolate? Ou seja, seria a constatação de que o chocolate emagrece.

chocólatras são mais magros - cacau foto
Cacau

O estudo foi feito com 1.000 participantes, com idades entre 20 e 85 anos. Em média, eles apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) de 28, o que é considerado acima do peso, mas não obesidade. Um homem de 1,80 metros de altura e 90 quilos de peso, por exemplo, tem IMC próximo a 28.

Todos os voluntários tiveram seus hábitos alimentares monitorados, com atenção especial ao consumo de chocolate. Descobriram, a princípio, que pessoas que comiam mais chocolate tendiam também a ingerir mais calorias no geral, incluindo gorduras saturadas, nas refeições regulares. Apesar disso, tendiam a ter menor peso.

Mas como isso é possível chocólatras serem mais magros?


A teoria mais aceita defende que o cacau, especialmente quando encontrado em maior quantidade (cuidado: alguns chocolates têm alto índice de gordura e menos cacau), ajuda a baixar naturalmente a pressão sanguínea e o colesterol.

Os responsáveis seriam os antioxidantes encontrados no chocolate. Estudos paralelos confirmam essa tese, explicando inclusive que alguns tipos de chocolate, tais como o chocolate amargo, são mais saudáveis (mas isso a gente já sabia, né?).

Apesar disso, os cientistas garantem que uma dieta de emagrecimento à base de chocolate não deve funcionar. A famosa iguaria não deixa de conter açúcar e gordura, e ainda não há certeza sobre o que seria uma “quantidade moderada” de consumo do chocolate: a maioria das pessoas tende a exagerar, o que anula qualquer efeito de perda de peso.

Comentário Saúde com Ciência


Embora, a última frase do texto acima deixe claro que não se deve abusar do chocolate, pois isso fará o efeito contrário, os resultados da pesquisa deixam claro que o chocolate não o grande vilão do aumento do peso, apenas o excesso dele. Como o chocolate é rico em antioxidantes, acredito que, se você estiver de dieta e quiser comer um doce, que seja o chocolate e de preferência o amargo ou meio amargo e que seja apenas 1 ou 2 bombons pequenos.Fonte: Reuters
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner