31.5.12

Dia mundial de combate ao tabaco. Opinião e Alerta!

"O cigarro é o único produto que se você seguir as instruções do rótulo você morre. Portanto, é um absurdo fumar!"

Com esta frase dita hoje pelo co-apresentador do programa Bem-estar, no dia mundial de combate ao tabaco.

Sinceramente... e embora o Saúde com Ciência seja um blog de saúde, não vou escrever sobre os males que o tabaco faz à saúde. Porque, e sinceramente mais uma vez, todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. Escrever sobre isso é chover no molhado. Vou dar a minha opinião e escrever sobre outro tipo de alerta.



O alerta principal é: Se você fuma e quer prejudicar seu próprio corpo sabe que essa é uma decisão somente sua. Mas se você fuma perto de pessoas que não fumam você está sendo responsável pela saúde (ou pela falta dela) de outras pessoas. Saiba que os fumantes passivos são a pior causa de morte não intencional no mundo. Ou seja, a pessoa não gosta e/ou não quer inalar uma fumaça maléfica (e mal-cheirosa diga-se de passagem), mas adoece por causa do cigarro que VOCÊ fumante traga diante dela. Desculpe a franqueza, mas isso é imperdoável.

OPINIÃO: Bom, não vou dar a opinião do blog e sim a minha opinião.

  • Fumar não é bonito,
  • Fumar não é elegante,
  • Fumar deixa cheiro ruim nos cabelos das pessoas (cuidado na paquera, hein?)
  • Fumar encurta a vida e eu nunca ouvi ninguém dizer que quer viver menos
  • Fumar é tudo de mal. Opa! Errei nessa! Fumar é bom para apenas um segmento, os fabricantes de cigarro, e eles vão continuar tentando fazer você esquecer que o tabaco faz mal. Mas a maioria deles é esperta e não fuma, ou se o faz, não traga a fumaça, apenas fumam na sua frente para "provar" que eles também fumam. Não caia nessa!


E para terminar vou escrever sobre o que uma adolescente falou para mim: "cigarro de menta não faz mal". Ledo engano minha cara: cigarro de menta nada mais é que o tabaco com gosto e cheiro de menta. E mais uma coisinha... O narguile faz ainda mais mal que o cigarro comum. Saiba por que.



Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner