20.2.15

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Ads
ANTIBIOGRAMA é uma palavra usada para denominar um exame laboratorial de urocultura ou cultura com posterior uso de antibióticos.

Veremos tudo sobre esse exame sob a forma de perguntas e respostas para facilitar o entendimento.

1 - Antibiograma o que é?


Antibiograma o que é e para que serve esse exame
FIGURA 1 (placa de petri recebendo o material para a cultura)

Antibiograma é um exame de laboratório que é solicitado pelo médico quando ele não tem certeza de qual é a bactéria que está deixando você doente, em caso de infecção por bactérias, obviamente. É feito uma cultura ou urocultura de bactérias e posteriormente o antibiograma propriamente dito.


Leia também: Septicemia: o que é e quais os sintomas.


2 - Antibiograma para que serve?


Esse exame identifica com precisão qual é a bactéria que é a agente causadora da infecção do paciente.





3 - Quando o médico deve solicitar um antibiograma?


Em muitos casos apenas a avaliação clínica de um médico experiente já é capaz de avaliar o tipo de antibiótico (antimicrobiano) que será eficaz no tratamento de determinada infecção bacteriana, com base na anamnese (saiba o que é anamnese) e análise clínica do paciente.

Contudo, às vezes um médico prescreve um antibiótico e a infecção não cessa, ele então, pode optar em "tentar empiricamente" um outro tipo de antibiótico ou optar por já pedir o exame antibiograma.


Artigos relacionados:
Uso indiscriminado de antibióticos.
Antibióticos com retenção de receita.
Por que as receitas de antibióticos ficam retidas na farmácia.
Abuso de antibióticos levam ao aparecimento de superbactérias.
Bactéria superresistente na Inglaterra.
- Septicemina, o que é?
Veja as doenças causadas por bactérias.


4 - Como é feito o antibiograma?


No laboratório é feita a coleta de material biológico proveniente da lesão. O material coletado pode ser uma amostra de sangue, catarro (escarro), secreções corpóreas, saliva, fezes, urina (antibiograma urocultura é o antibiograma da urina), entre outros materiais.



4.1 - A cultura das bactérias

Após a coleta do material, este é cultivado em placas de petri (FIGURA 1) em um meio propício (um meio nutritivo e em temperatura ótima para o desenvolvimento microbiano, como explica a microbiologia) tanto para o crescimento quanto para a multiplicação dos microrganismos.

Esses microrganismos irão formar colônias no meio de cultura (FOTO 2) quando forem usadas secreções ou urocultura ou urinocultura quando for cultura de urina.


Antibiograma o que é e para que serve esse exame
FIGURA 2 (placa de Petri já com a cultura formada; repleta de colônias de micro-organismos)

Após dois dias (aproximadamente 48 horas) do início da cultura as colônias de bactérias já estarão formadas (FOTO 2) e o examinador no laboratório (com laudo de biomédico ou farmacêutico bioquímico) irá ver o número de colônias formadas e depois passa a analisar em quais antibióticos esses germes serão sensíveis e resistentes e na presença de quais antibióticos eles irão morrer. [Leia mais no livro "Bacteriologia Clínica".



4.2 - O antibiograma propriamente dito

A partir daí estes microrganismos serão isolados e submetidos, in vitro, à ação de vários tipos de antibióticos. Destes antibióticos, os que conseguirem combater (matar) as bactérias serão os medicamentos mais eficazes para combater as bactérias que infectaram ESTE paciente.

Agora que você sabe o que é antibiograma; poderá pedir a um médico que o solicite caso o primeiro antibiótico que ele receitou a você não estiver fazendo efeito. O ideal seria que antes de prescrever qualquer antibiótico seja feito o antibiograma; no entanto, às vezes não há esse tempo (no caso de infecções graves), mas nada impede que enquanto você se trate da infecção, o antibiograma seja feito paralelamente.

Informações e texto de Renata Fraia (farmacêutica / jornalista / blogueira / diretora deste blog-site)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Publicidade

9 comentários:

  1. Muito esclarecedor, minha medica pediu este exame (antibiograma) e nem imaginava o que era e pra que serve , estou satisfeita com a explicação.

    obrigado,

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz esse exame e. Deu o seguinte. Nao houve crescimento de bactérias patogenicas

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz esse exame e. Deu o seguinte. Nao houve crescimento de bactérias patogenicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, este é o melhor resultado para dar nesse exame. Significa que não houve crescimento de bactérias "do mal" ;-)

      Excluir
  4. Eu fiz esse exame e meu resultado foi : Não realizado.(??)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, o resultado "não realizado", significa que seu exame não foi realizado porque o teste inicial não deu positivo pra nenhuma bactéria, o que faz com que não seja necessário fazer cultura (antibiograma) para ver a bactéria se multiplicar e então aplicado vários antibióticos para saber qual funciona, simplesmente porque não havia bactéria. Esse resultado é o melhor que se pode esperar.

      Excluir
  5. eu estou gestante de 30 semana e no meu exame de cco deu uma baquiteria chamada gardnella em tal a medica me pediu esse exame urucultura com antibioquimico por q o meu bebe pode correr algum risco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciene, sua médica está corretíssima e você deve fazer o exame o quanto antes para saber qual antibiótico matará essas bactérias.

      Excluir
  6. Olá, meu deu , germe isolado ausência de crecimento. O que isso significa?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão de artigo. Insultos e comentários ofensivos serão descartados. Não indicamos medicamentos, nem tratamentos, apenas damos informações em saúde.

Antes de comentar leia as Regras para Comentários.

Artigos NOVOS: