3.11.16

Osmose o que é e sua função no organismo

Certamente, você já ouviu ​a expressão "passa por osmose", ou "entra por osmose", mas você sabe o que é osmose? Se não sabe, entenda qual o fundamento de tal expressão na próxima vez que a disser.

A palavra osmose se tornou tão popular que atualmente é utilizada quando queremos dizer que aprendemos algo muito facilmente: "entra no cérebro por osmose".


Osmose o que é e sua função no organismo
Osmose o que é e sua função no organismo

Mas poucas pessoas sabem a definição de osmose, ainda que a use em suas frases. Vamos ver abaixo o que é osmose e qual a função da osmose no organismo.

Osmose o que é?


Osmose nada mais é que um processo físico no qual a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto (qualquer coisa que estiver dissolvida nessa água - como açúcar e sal, por exemplo), separados por uma membrana semi-permeável*. Esta membrana permite apenas a passagem de moléculas de água.

* Ser semi-permeável significa que por tal membrana só moléculas específicas (no caso do exemplo, as da água) conseguem passar.

No processo de osmose, a água passa de um meio hipotônico (com menor concentração da substância dissolvida) para um meio hipertônico (mais concentrado na mesma substância). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam a concentração de soluto iguais (é chamado meio isotônico).

Função da osmose no organismo




- A concentração de minerais e vários elementos nas células é controlada pelo sistema de osmose. Então, se dentro da célula houver muito sal por exemplo, a água que estiver na corrente sanguínea irá entrar na célula por osmose (endosmose). O contrário também é observado (exosmose).

- Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.

Artigos relacionados:
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner