10.7.12

A Pizza Saudável de Mike Lean é muito nutritiva

A pizza sempre teve fama de ser uma das maiores vilãs das dietas de emagrecimento e de baixo consumo de colesterol e triglicéridos, além de ser praticamente impensável para quem tem diabetes. Mas agora, isso pode mudar, graças a uma invenção de um nutricionista escocês, a pizza saudável e nutritiva.

Mas antes de falar sobre a invenção vamos pensar sobre as pizzas que já existem e quais são as opções menos "engordiets".

---------------------------------------------------------------
Artigo relacionado
Dieta da Pizza
---------------------------------------------------------------

A mussarela, apesar de ser o melhor ingrediente de uma pizza é também um dos mais calóricos, então, se você for comer dois ou mais pedaços, tente retirar em ao menos 1 deles a mussarela e saborear uma fatia de pizza de atum (que ainda é rico em Ômega3) com cebolas, trocar a calabresa por lombo também é uma opção muito mais saudável. As pizzas com escarola, rúcula, brócolis e berinjela podem ter outros ingredientes não saudáveis, mas pelo menos você estará ingerindo verduras, né? Ah! E não dispense as fatias de tomate!

Mas vamos à pizza saudável.


Mike Lean, um nutricionista da Universidade de Glasgow, criou uma pizza saudável em parceria com o empresário Donald Maclean. A pizza nutritiva fornece 30% das necessidades diárias de vitaminas e minerais de um adulto.

A pizza também tem um terço da quantidade recomendada de calorias, proteínas e hidratos de carbono.

Lean, professor do Departamento de Nutrição Humana da universidade escocesa, disse que a ideia da pizza saudável surgiu de uma frustração.

"Se for a um supermercado ou restaurante e comprar uma refeição, alguém deveria ter pensando sobre a refeição em termos nutricionais", disse. Nossa, gente! Eu sempre penso assim, vocês leitores do Saúde com Ciência, não pensam? Isso deveria ser óbvio.

Quais são os ingredientes da pizza saudável?


Algas marinhas: Algas marinhas foram usadas na massa para enriquecer e reduzir o nível de sal. "O conteúdo de sódio da alga marinha é cerca de 3,5% comparado com os 40% do sal", disse Maclean, e ainda afirmou que "a alga marinha também contém iodo, vitamina B12 e 'todo o tipo de coisa'. E o sabor também é excelente".

Tomate e pimentão vermelho: Aumentar a dose de vitamina C.

Enriquecimento: Cada pizza é enriquecida com magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A.

"Da forma como as recomendações são estabelecidas, dever-se-ia obter 20% dos nutrientes e calorias com o pequeno-almoço, 30% com o almoço, 30% com o jantar e mais 20% com lanches", disse Maclean.

"Concentramo-nos numa pizza que pode ser uma opção de almoço ou jantar. Cada pizza fornece uma refeição completa, com todos os nutrientes", acrescentou.

"Durante vários anos tentei encontrar formas fáceis de conseguir uma dieta equilibrada", disse Mike Lean.

"A forma mais fácil de fazer isto é consumir refeições com os nutrientes equilibrados. Três destas por dia e consegue-se, mas, atualmente, as refeições preparadas comercialmente não são equilibradas em termos de nutrientes."

Onde comprar a pizza saudável?
As pizzas nutritivas serão vendidas apenas congeladas. Os testes mostraram que os nutrientes conservam-se melhor desta forma.

Lean e o empresário Donald Maclean trabalham para fazer com que o preço da pizza seja acessível.

Enquanto a pizza saudável não chega... vamos fazer como escrevi no segundo parágrafo, procurando acrescentar ingredientes mais saudáveis às nossas pizzas tradicionais.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner