21.6.16

Chia emagrece mesmo?

Vez ou outra surge um novo alimento, como a semente chia, por exemplo, com a tarja de "milagroso" para fazer a gente emagrecer como num passe de mágica. Mas é claro que não existem fórmulas mágicas para quem quer emagrecer e sim uma reeducação alimentar, comendo de tudo um pouco sem exageros.

Ainda assim, há sim alguns alimentos capazes de auxiliar nas dietas para emagrecer  então por que não experimentá-los?

Chia emagrece mesmo? Chia Benefícios.


A semente de chia (Salvia hispânica) é encontrada no sul do México. Entre muitos benefícios, a chia auxilia na perda de peso, em doenças cardiovasculares e na prevenção da diabetes.

semente de chia - foto
semente de chia/foto.

Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, a semente chia era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.


- Fibras

“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso (então a chia emagrece mesmo), pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.


- Proteínas

“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.

A semente chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteico quando comparados a indivíduos sedentários.


- Vitamina e Minerais

A Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.

- Antioxidantes


A semente chia é rica em antioxidantes.

Onde encontrar a semente chia e como consumir


A semente chia pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida.






Fonte: Divulgação/Mundo Verde
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner