19.9.16

Toque Terapêutico tem base científica e não espiritual

Toque terapêutico, terapia do toque, cura terapêutica, toque terapêutico na enfermagem, cura pelas mãos (ciência), toque terapêutico (fisioterapia) são variedades de nomes para o mesmo procedimento da medicina alternativa.

O tratamento "Toque terapêutico" vem sendo estudado pela ciência desde sua criação, por uma enfermeira (Dolores Krieger) que aplicava suas mãos sobre os doentes a fim de equilibrar a energia corporal.

Toque Terapêutico tem base científica e não espiritual
Toque Terapêutico tem base científica e não espiritual / foto pixabay

Definição de toque terapêutico e história na enfermagem


Já no início deste artigo gostaria de frisar que este método está ganhando respaldo científico, o qual é embasado no campo magnético ao redor do nosso corpo, uma energia que emana feixes de luz.

As primeiras fotografias desse campo magnético (que a religião chama de aura) foram feitas por um eletricista russo, Simon, que se valeu de uma máquina fotográfica especial que fotografou ao redor do nosso corpo evidenciando esse campo magnético que é semelhante ao encontrado ao redor do planeta Terra. Esse campo energético é formado pela movimentação dos íons negativos e positivos das nossas células.

Há relatos de que a técnica é aplicada desde o antigo Egito.

Ciência ou Espiritismo?


CIÊNCIA. É importante deixar claro que o toque terapêutico não é um procedimento espiritual, diferentemente do Reiki, uma técnica espiritual que trabalha os chakras do corpo e foi desenvolvida em 1922 no Japão.

Ainda assim, a melhora de pacientes que buscam tratamentos sem nenhum fundamento científico como passes espíritas, bênçãos católicas e Jorei poderia, talvez, ser explicada pelo toque terapêutico.

Mais diferenças entre o Reiki e o toque terapêutico. O primeiro tem duração de até 40 minutos e o toque terapêutico de 20 minutos em média.

Como funciona o toque terapêutico na prática?


Na união da energia do enfermeiro, fisioterapeuta ou qualquer pessoa capacitada com a energia do paciente há perda ou ganho de calor. Nesse momento a energia se equilibra e alguns pacientes relatam melhora dos sintomas e outros até a cura.

Toque terapêutico - Tratamentos


Relaxamento muscular
Cicatrização
Combate às infecções
Inflamações

Durante o tratamento com o toque terapêutico, o terapeuta pode sentir as mãos aquecerem ou esfriarem, isso é normal.

Campo magnético do corpo
campo magnético do corpo

Toque terapêutico - aprenda a se 'autoenergizar'


Sempre pela manhã, fique em pé e durante 60 segundos (1 minuto) vire um dos lados de uma mão para baixo e o outro para cima. Feche os olhos e imagine que um feixe de luz entra pela sua mão virada para cima e que um feixe saia de sua mão com a palma virada para baixo.




Artigos relacionados:

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner