11.12.12

Vírus HIV é nova arma contra leucemia

HIV. Um vírus potente e "inteligente", ele possui uma capacidade incrível de penetrar nas células de defesa 'chefonas' de todas as outras células que estão em nosso organismo para combater vírus e bactérias intrusas.

Ele entra nessas células e deixa seu código genético lá.


A partir daí a pessoa está com Aids.

Mas, recentemente, cientistas foram mais inteligentes que o HIV e usaram essa 'força' do danado para tratar leucemia.

Como é feito o procedimento

As células T, do sistema imunológico, são retiradas do corpo e reprogramadas pelo vírus desativado do HIV (sua "força genética" foi usada para o "bem"). Após o procedimento, as células modificadas foram inseridas no corpo da menina e passaram a se multiplicar de forma frenética.

As células B, que geram os elementos malignos da leucemia, foram vencidas. Isso acontece por conta da Síndrome de Liberação das Citocinas, quando o sistema imunológico, então ativado, expele substâncias químicas e provocam sintomas que podem causar morte.

O primeiro teste com o revolucionário tratamento contra leucemia foi feito com uma criança de 7 anos, Emma Whitehead. A menina, após receber a carga viral modificada teve a síndrome relatada acima e apresentou sintomas graves, como pulmonais e com febre muito alta. Felizmente, o quadro foi revertido com outro medicamento à base de corticoides.

Embora o tratamento ainda não possa ser considerado uma cura para todos os casos de leucemia, os médicos que trataram de Emma acreditam que esse será o caminho para substituir o doloroso transplante de medula óssea.

O impacto na medicina foi tão grande que empresas farmacêuticas já estão interessadas em financiar novas pesquisas com o promissor possível método de curar leucemia a partir do HIV.

Quem diria que um dos mais mortais vírus da atualidade poderia, um dia, ser usado para o bem. Uma excelente notícia para toda a humanidade
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner