12.2.13

Cresce incidência de AVC em jovens

Tabagismo, obesidade e consumo excessivo de álcool são alguns dos fatores de risco do AVC em jovens, assim como em qualquer idade.

A incidência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) está crescendo em jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2010, mais de 62 mil pessoas com menos de 45 anos morreram em decorrência de derrame no País.


Entre os anos 2000 e 2012, foram mais de 180 mil pessoas, nessa faixa etária, internadas em todo o Brasil com o diagnóstico de AVC.

De acordo com o neurologista do Hospital Santa Luzia, Dr. Ronaldo Maciel Dias, o AVC é mais frequente em idosos, devido ao processo natural de envelhecimento, porém a incidência em pessoas mais jovens está aumentando em decorrência dos hábitos de vida não saudáveis mantidos por eles. “As causas do AVC variam entre infecções, determinação genética, traumas, doenças cardíacas e outras. Porém, alguns fatores podem provocar ocorrências mais precoces” afirma o neurologista.

O estilo de vida não saudável dos jovens, a alimentação inadequada, composta por produtos industrializados e artificiais, e a ingestão abusiva de gordura e bebidas alcoólicas aumentam os riscos do AVC. “A doença é causada pela obstrução das artérias cerebrais por placas de gorduras, denominado AVC isquêmico. O tipo é o mais frequente”, relata Dias. “A alteração dos níveis de gordura no sangue, aliada ao tabagismo e sedentarismo resultam em um aumento significativo do risco de AVC em jovens”, completa.

Para o especialista, os jovens devem controlar sua pressão arterial, avaliar níveis de glicemia e o mais importante, manter um estilo de vida saudável: alimentar-se corretamente, balancear nutrientes e praticar atividades físicas regularmente.

“Hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, tabagismo e alterações do colesterol são os principais fatores de risco em jovens”, afirma Dias. As mulheres devem ter um cuidado ainda maior. O uso contínuo e frequente dos anticoncepcionais hormonais apresenta maior risco, quando aliado a maus hábitos e predisposição genética. “Os jovens devem se conscientizar e reeducar-se em relação aos seus hábitos”, conclui Dias.
Fonte: www.hsl.com.br
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner