16.8.15

Dieta vegetariana previne catarata e síndrome do olho seco

As dietas que restringem o consumo de carne vermelha, ou seja, que adotam uma dieta vegetariana, previnem catarata e  a síndrome do olho seco. Leia sobre  pesquisa e no final do texto, uma salada que faz bem à saúde ocular.

Estudo realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido) revela que, entre os vegetarianos, há uma redução de 32% no risco de morte por doenças cardíacas – principalmente pelos benefícios sobre o colesterol e a pressão sanguínea.

Além de saudável para o coração boa notícia é que uma dieta vegetariana também é excelente para os olhos, reduzindo o risco de catarata em 40%. Então se você quer saber como prevenir catarata consuma muitos vegetais.

dieta vegetariana previne catarata
olhos/foto

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o modelo ideal de refeição saudável deve incluir grandes quantidades de frutas, legumes e verduras frescas – que podem ser consumidas ao longo do dia.

A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular, olho seco e tantas outras.

“Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C”, diz o especialista.

DIETA VEGETARIANA NA SÍNDROME DO OLHO SECO


Para evitar a síndrome do olho seco, Neves também recomenda incluir na dieta fontes de ômega-3: peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola. O médico ainda faz um alerta:

“Não adianta comer mais frutas e verduras sem reduzir drasticamente a ingestão de sal. O sódio pode colocar tudo a perder quando ingerido em altas quantidades, levando ao desenvolvimento de catarata. Por isso é tão importante ficar de olho nas embalagens e preferir comprar alimentos prontos com baixa quantidade de sódio”.

Leia também: Dieta de Desintoxicação.

De acordo com o especialista, uma refeição completa e boa para a saúde ocular deve trazer uma salada acompanhada de um salmão ou atum grelhado. Renato Neves dá ainda uma...

Receita de salada para enxergar bem: 


  • 1 maço de espinafre cortado e refogado no vapor (já que o espinafre é tóxico se consumido crú); 
  • 6 folhas frescas de alface romana; 
  • 2 cenouras raladas; 
  • 1 berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos; 
  • 1 maço de brócolis; 
  • cubinhos de pimentões amarelo, vermelho e verde, sem pele; 
  • 6 couves de Bruxelas; 
  • sementes de linhaça dourada; 
  • castanhas do Pará trituradas. 


Para temperar a salada, o molho pode ser preparado com óleo de canola, suco de um limão, mostarda Dijon e queijo parmesão.






Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, que ocupa uma área de mil metros quadrados no coração dos Jardins, em São Paulo. O hospital oferece atendimento global e completo ao paciente, no menor espaço de tempo, com interações entre as subespecialidades. Com um centro cirúrgico ambulatorial totalmente equipado e seguro, conta com médicos altamente capacitados e especializados nas diferentes áreas da Oftalmologia: Catarata, Glaucoma, Retina, Córnea, Plástica Ocular, Oftalmopediatria e Cirurgia Refrativa. www.eyecare.com.br

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner