31.1.16

Quiropraxia, RPG, Fisioterapia, Massagem e Pilates. Diferenças

Entenda as diferenças entre Quiropraxia, RPG, Fisioterapia, Massagem e Pilates e descubra qual o melhor método para tratar sua coluna.

Quando falamos em dor nas costas, com a variedade de profissionais que existem, surge a dúvida: qual o melhor tratamento para o meu caso? Se o problema é postural, pensa-se logo que será necessário fazer sessões de RPG.

Se a origem do problema são os joelhos, por exemplo, ligamos à fisioterapia. E o Pilates, além de ser uma atividade física, também cura as dores? Como é o tratamento da quiropraxia?

Quiropraxia
foto

São muitas as dúvidas que surgem na hora de buscar ajuda profissional para cuidar da saúde da coluna. Para ajudar a diferenciar algumas profissões mais conhecidas, a quiropraxista Bia Pimentel, da clínica QuiroVida, explica os princípios básicos de cada uma:

QUIROPRAXIA
A quiropraxia diagnostica, trata e previne alterações dos sistemas esquelético, muscular e neurológico e os efeitos dessas alterações na saúde em geral. O trabalho do quiropraxista é realizar ajustes manuais no paciente e tratar não só os sintomas, mas também a origem da enfermidade. "O principal diferencial da quiropraxia é que ela utiliza o potencial do próprio corpo de se recuperar e não procura somente onde está localizada a dor, mas sim o que a está causando", diz Bia.


PILATES
O pilates trabalha o fortalecimento e alongamento, além de melhorar a postura. A maioria das pessoas que praticam busca as aulas por vontade própria, mas algumas vão por indicação de médicos, que recomendam a prática combinada a outro tratamento. Grande parte dos exercícios é feito com aparelhos específicos. "O pilates é diferente dos outros métodos porque trabalha também a definição muscular e utiliza o peso do próprio corpo na execução", explica a quiropraxista.

MASSAGEM
Na massagem, o profissional aplica força e vibração sobre diversos tecidos do corpo, como músculos, tendões, ligamentos e articulações. O objetivo da técnica é, principalmente, estimular a circulação e aliviar dores corporais causadas por traumas físicos e estresse. A massagem valoriza a respiração e aumenta a consciência corporal, propiciando equilíbrio mental e emocional.

FISIOTERAPIA
A fisioterapia visa os movimentos do corpo e atua em diferentes casos, buscando resultados específicos de acordo com o tipo e grau da enfermidade. É indicado para pacientes que precisam recuperar movimentos e tratar dores localizadas. O diferencial da fisioterapia é que ela foca na estrutura mecânica do corpo e utiliza atividades físicas leves ou moderadas no tratamento.

RPG
A Reeducação Postural Global (RPG), como o próprio nome diz, procura melhorar a postura, reeducando-a. O tratamento engloba todas as articulações e a musculatura e trata o indivíduo, não a doença. As sessões consistem em alongamentos feitos em maca e outros aparelhos "O RPG corrige desvios posturais através de exercícios que mantêm a postura imóvel por um determinado tempo. Os resultados dependem muito do paciente, que deve aplicar as correções posturais também no dia a dia", completa Bia.

QUIROVIDA
Em 2012 a QuiroVida implantou sua primeira sede no Brasil, com o objetivo de trazer ao país um centro de quiropraxia com padrões internacionais. Sua primeira sede foi fundada em Lima, Peru, no ano de 2002. A preparação de seus profissionais, a eficiência em seus tratamentos e o enfoque na qualidade de atendimento levou a Quirovida a ser líder em serviços de quiropraxia, sendo premiada por sete anos consecutivos como Empresa Peruana do Ano e sendo o único Centro Internacional de Quiropraxia, com seis filiais no Peru, duas na Espanha, uma no EUA e uma no Brasil.

QUIROPRAXIA
A quiropraxia hoje se encontra entre as três maiores profissões na área da saúde nos países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular. Para isso, o quiropraxista, é o único profissional habilitado para identificar e remover estas interferências na coluna, aliviando o paciente dos sintomas e evitando novos problemas.

QUIROVIDA
Telefone: (11) 2306-6263

Obs: Como bem observado em um comentário, o RPG, o Pilates (principalmente na modalidade studio) e a Quiropraxia são praticadas por fisioterapeutas. (obrigada por enriquecer o artigo).
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner