14.12.15

Água contaminada de enchentes pode provocar sérios problemas de saúde

Médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos esclarece sobre como evitar doenças como Hepatite A e Lepstopirose.

Os prejuízos financeiros provocados pelas enchentes são males menores frente aos sérios riscos que a população sofre quando tem contato direto com a água contaminada que invade ruas e casas. O alerta é da clínica geral, Lígia Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.


A água de inundações traz doenças como Hepatite A, Leptospirose, Febre Tifóide, doenças diarreicas agudas, entre outras doenças, que nem sempre apresentam sintomas, tornando-se ainda mais perigosas. Uma delas é a leptospirose, que em contato com gestantes, pode causar a morte do bebê.

As águas sujas dos alagamentos também podem transmitir micose, doença de pele causada por um fungo, muitas vezes de difícil tratamento. Atenção especial também deve ser dedicada à proliferação do mosquito da dengue e da malária, eliminando recipientes que possam acumular água, além do uso de repelente quando necessário.

É fundamental que as populações afetadas por enchentes evitem o contato com a água das enchentes. Se for necessário, a orientação é para o uso de luvas e botas plásticas. Todos os objetos e móveis atingidos devem lavados e desinfetados e os alimentos devem ser dispensados.

“Quando há contato com a água contaminada, é importante que o indivíduo seja observado por até 60 dias após o episódio. No caso do aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, dor no corpo e diarreia, é preciso procurar uma unidade de saúde ou hospital o mais rápido possível”, explica a médica.

Dicas para consumir água segura:


• A água de consumo deve ser filtrada com coador de papel, filtro doméstico ou pano limpo. Em seguida, ela dever ser fervida. A alta temperatura irá eliminar as bactérias, parasitas e vírus que causam doenças.




• Higienize os recipientes que irão armazenar a água, mantendo sempre fechado.

• Sempre filtrar e ferver a água antes do consumo ou filtre e misture com hipoclorito de sódio. Em ocasiões de crise, a Defesa Civil recebe doações de água mineral, que deve ser usada pela população para beber, lavar os alimentos e cozinhar.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner